metropoles.com

DER-DF conclui sexto trecho da ligação Torto-Colorado e libera via

Nesta tarde, trânsito foi liberado na alça de saída do viaduto do Taquari, no sentido da pista nova e da cidade de Sobradinho

atualizado

Compartilhar notícia

Renato Alves/Agência Brasília
Inauguração-Torto-Colorado-21
1 de 1 Inauguração-Torto-Colorado-21 - Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) liberou, na tarde desta terça-feira (9/3), a sexta etapa da obra de ligação Torto-Colorado. Foi concluída a alça de saída do viaduto do Taquari, no sentido da pista nova e da cidade de Sobradinho, Sobradinho II, condomínios e Fercal. A circulação de veículos nesse trecho já está autorizada.

O acesso ao Taquari sentido Brasília está liberado há quatro meses. No entanto, o tráfego rumo a Sobradinho continuava bloqueado para serviços de sinalização, instalação de dispositivos e defensas metálicas.

O primeiro trecho, o acesso à DF-150 por dois novos viadutos, foi liberado em abril de 2019. No mês seguinte houve a liberação dos acessos do Balão do Colorado ao Lago Oeste; e, em setembro do mesmo ano, o 3º trecho, com 5,2 km de extensão da via marginal entre o Torto e o Colorado, no sentido Sobradinho-Brasília.

“Sempre com o objetivo de proporcionar maior fluidez, conforto e segurança para os cerca de 100 mil motoristas que trafegam nessa região, a cada etapa concluída fazemos a liberação do tráfego” disse Fauzi Nacfur,  diretor-geral do DER-DF.

Segundo ele, por ser uma obra muito grande, o trecho é liberado depois de cada etapa concluída.

O 4º trecho liberado foi o acesso ao Taquari, seguido do viaduto do Balão do Torto, que possibilita o deslocamento para quem trafega pela Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia/DF-003) em direção ao Eixo Rodoviário (DF-002) e à Asa Sul.

Histórico da obra

A ligação Torto Colorado está com 98% do cronograma cumprido. A 7ª e última etapa envolve a finalização do encabeçamento do viaduto Engenheiro Antônio Gomes Filho, a implantação da pavimentação asfáltica, além da instalação de guarda-corpos e da sinalização horizontal e vertical. Deve ser totalmente finalizada em abril deste ano.

A obra teve início em 2014 e  conta com 100 operários, com investimento total estimado em R$ 90 milhões. O DER-DF já finalizou as etapas de terraplenagem, drenagem, pavimentação, colocação de meios-fios e sarjeta, além da finalização de aproximadamente 5,2 quilômetros de ciclovias. Foi executada ainda a construção de uma ponte e de 10 viadutos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?