metropoles.com

Deputados distritais fazem vistoria no Hospital de Santa Maria

Segundo o deputado distrital Gabriel Magno (PT), o hospital de Santa Maria tem boa estrutura, mas sofre com a grande demanda

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
Corredor do Hospital Regional de Santa Maria lotado
1 de 1 Corredor do Hospital Regional de Santa Maria lotado - Foto: Reprodução

Integrantes da Comissão de Educação, Saúde e Cultura (Cesc) da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizaram nesta sexta-feira (14/4) uma vistoria no Hospital Regional de Santa Maria. Os parlamentares irão produzir um relatório com a avaliação da unidade de saúde.

De acordo com Gabriel Mago (PT), presidente da comissão, a visita demorou cerca de duas horas e ocorreu após diversas denúncias serem encaminhadas à CLDF acerca de falta de médicos, demora no atendimento, problemas no setor pediátrico e no ambulatório, além da qualidade de alimentação.

“A impressão que nós tivemos é que o hospital tinha uma estrutura boa, mas havia uma subutilização da capacidade estrutural por conta da demanda muito grande”, destacou Magno.

Veja imagens:

0

Em uma das salas visitadas pela comissão, havia 10 leitos de Pediatria que não estavam sendo utilizados. Aos integrantes, a diretoria do hospital informou que uma sala que era desmontada por outro serviço.

Nos corredores, o parlamentar disse que cerca de 60 camas estavam espalhadas pelos locais,  e que alguns dos pacientes aguardam atendimento há semanas.

A comissão também visitou o Centro Obstétrico e o Refeitório da unidade. Segundo Magno, a Obstetrícia estava vazia e não foi possível verificar as denúncias de comidas azedas, pois o refeitório só abriria às 11h30. A comissão ficou no centro de saúde de cerca das 8h10 até às 10h10.

O que diz o IgesDF

O IgesDF, responsável pela gestão da unidade, informou, por meio de nota, que registrou no atendimento da Pediatria uma ocupação média superior a 308% por conta do período de sazonalidade. Entre 1ª e 14 de abril, o HRSM realizou 308 atendimentos pediátricos.

Em relação ao bandeiramento, o IgesDF informou que o HRSM se encontra com bandeira laranja apenas pela clínica médica, e que o restante opera normalmente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?