Deputados apresentam projeto para revogar Dia das Vítimas do Comunismo

Proposta de lei apresentada na CLDF foi assinada pelos deputados Chico Vigilante, Fábio Felix, Gabriel Magno, Max Maciel e Ricardo Vale

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Plenário da CLDF - Metrópoles
1 de 1 Plenário da CLDF - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Cinco deputados distritais de oposição protocolaram, nessa quarta-feira (29/10), um projeto de lei (PL) na Câmara Legislativa (CLDF) para revogar a lei sancionada no Distrito Federal que institui o Dia da Memória das Vítimas do Comunismo na unidade da federação.

A proposta, apresentada de forma coletiva, foi assinada pelos parlamentares Chico Vigilante (PT), Fábio Felix (PSol), Gabriel Magno (PT), Max Maciel (PSol) e Ricardo Vale (PT).

No texto do projeto, os parlamentares alegam que a norma é ideológica, sem base na realidade brasileira e contrária aos princípios da educação democrática e plural.

“Essa lei não tem qualquer fundamento histórico no Brasil e representa uma tentativa perigosa de reescrever a nossa história recente. O nosso país nunca teve vítimas do comunismo, mas teve milhares de vítimas da ditadura militar, que perseguiu, torturou e matou em nome do anticomunismo. Revogar essa lei é um ato de respeito à verdade, à memória e à democracia”, afirmou o deputado Ricardo Vale.

O texto agora segue para análise nas comissões permanentes da Casa antes de ser levado ao Plenário para votação.

Pedido de exoneração

Após o governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionar a lei, em 21 de outubro, o chefe da Assessoria de Assuntos Institucionais do Governo do Distrito Federal, Bartolomeu Rodrigues, pediu demissão do cargo.

Em 24 de outubro, Bartolomeu publicou uma carta aberta nas redes sociais. “Não é apenas um ato político — é um imperativo ético ante a sanção de uma lei abjecta que institui uma data para celebrar a ‘memória das vítimas do comunismo’ no DF”, escreveu.

Bartolomeu, que chegou a atuar como secretário de Cultura no governo, ainda afirmou que a criação do dia “reabre feridas e cria fantasmas onde não existem”.

Na terça-feira (28/10), a saída de Bartolomeu do cargo foi oficializada no Diário Oficial do DF (DODF).

A lei

O PL que deu origem a lei que  criou o “Dia da Memória das Vítimas do Comunismo” no Distrito Federal foi aprovado em 30 de setembro, na CLDF.

De autoria do deputado Thiago Manzoni (PL), a redação definiu o dia 4 de junho como a data de celebração.

“Na semana da data comemorativa, o Poder Público poderá organizar atividades que proporcionem reflexão acerca dos danos à humanidade causados pelas ditaduras comunistas ao longo da história”, detalhou o texto do projeto.

O parlamentar justificou, na proposta, que a criação de uma data anual destinada a “gerar reflexão na sociedade do Distrito Federal por todas as mortes causadas por regimes baseados nessa ideologia” garante que o Brasil não seja “alcançado por esse mal”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?