metropoles.com

Deputado pede investigação de suposto cartel de combustíveis no DF

Distrital Chico Vigilante entrou com representação junto ao Cade, Procon e à Polícia Civil contra os altos preços dos combustíveis no DF

atualizado

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Posto de combustível gasolina - Preço

O deputado Chico Vigilante (PT), presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), entrou com representação, nesta quinta-feira (4/11), junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Procon-DF e à Polícia Civil do DF (PCDF) contra os altos preços dos combustíveis. Para o parlamentar, há indícios de combinação de valores e formação de cartel na capital.

“Mais uma vez, estou entrando com representação nos órgãos de defesa do consumidor pois é preciso que as autoridades hajam com urgência para livrar a gente desses assaltantes que estão levando o nosso dinheiro. Tudo tem limite e não dá mais para aceitar essa exploração”, afirma o deputado.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
0

Chico Vigilante argumenta que consumidores do DF têm sido “verdadeiros reféns de aumentos quase que semanais no preço do combustível, sob o argumento amplamente divulgado de que o preço do barril do petróleo é fixado em moeda estrangeira e, por isso, sua cotação deve variar de acordo com o mercado internacional”.

Nos documentos encaminhados aos órgãos, o distrital pede apuração dos sequentes aumentos no preço da gasolina no DF.  “Ainda que se possa cogitar de que tais empresários possuem expressivos custos de operação, é fato isento de dúvidas haver uma desproporcionalidade – possivelmente dolosa – entre o preço repassado pela Petrobrás e o ofertado à população, parte seguramente mais vulnerável em toda essa cadeia de produção e distribuição”, defende o deputado distrital.

Confira as representações protocoladas:

Representação – Procon by Metropoles on Scribd

Representação – PCDF by Metropoles on Scribd

Representação – Cade by Metropoles on Scribd






Quais assuntos você deseja receber?