metropoles.com

Deputado do DF pede para MP investigar fala de Nikolas Ferreira

No Dia Internacional da Mulher, bolsonarista Nikolas Ferreira (PL-MG) utilizou a tribuna da Câmara para fazer discurso transfóbico

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/TV Câmara
Nikolas Ferreira
1 de 1 Nikolas Ferreira - Foto: Reprodução/TV Câmara

O deputado distrital Fábio Felix (Psol) encaminhou um ofício à Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC), do Ministério Público Federal (MPF), pedindo que órgão investigue a fala do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) considerada transfóbica. O bolsonarista utilizou a tribuna da Câmara dos Deputados, no Dia da Mulher, para ironizar mulheres trans.

No documento, Felix afirmou que discursos como o de Nikolas representam riscos à vida de mulheres transsexuais.

“Discursos transfóbicos proferidos por agentes do Estado, como o do deputado Federal Nikolas Ferreira, portanto, representam riscos à vida das mulheres trans e travestis, uma vez que legitimam violências cometidas por terceiros contra essa coletividade e asseveram danos à saúde mental dessas pessoas. A reprodução desse discurso ofensivo nas redes sociais perpetua, de igual forma, os efeitos nocivos gerados”, escreveu o distrital.

Salabert desafia Nikolas: “Não tem coragem de falar na minha frente”

Ainda segundo Fábio Felix, a fala de Nikolas não tem relação com o exercício da atividade parlamentar. “O discurso proferido pelo representado não se restringe a mero exercício da imunidade parlamentar, vai além, pois se trata de flagrante cometimento de crime de ódio contra as mulheres trans e travestis”.

O pedido foi encaminhado ao MP nesta quinta-feira (9/3). Transfobia é um crime com pena prevista de até três anos de reclusão.

Relembre o caso

O Nikolas Ferreira usou o momento de fala, na tribuna do plenário da Câmara dos Deputados, para fazer um discurso transfóbico em pleno Dia Internacional da Mulher.

Na ocasião, o deputado utilizou-se de uma peruca para dizer que “se sente mulher”. “Me sinto mulher, deputada Nicole, e tenho algo muito interessante para poder falar. As mulheres estão perdendo o seu espaço para homens que se sentem mulheres”, disse.

“E para terem ideia do perigo de tudo isso, estão querendo colocar uma imposição de uma realidade que não é uma realidade. Eu posso ir para a cadeia caso seja condenado por transfobia, porque eu, no Dia Internacional das Mulheres, há dois anos, parabenizei as ‘mulheres XX’. Ou você concorda com o que estão dizendo ou, caso contrário, você é um transfóbico, um preconceituoso”, prosseguiu.

O deputado bolsonarista finalizou a fala dizendo que as “mulheres não devem nada ao feminismo”. “O feminismo exalta mulheres que nada fizeram”, afirmou. Nikolas já responde judicialmente por transfobia contra a deputada Duda Salabert (PDT-MG), que é uma mulher trans.

“Ele é homem. É isso o que está na certidão dele, independentemente do que ele acha que é”, afirmou Ferreira, na época em que ambos eram vereadores em Belo Horizonte (MG).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?