metropoles.com

Dengue: TCDF cobra nomeação de agentes comunitários em meio à epidemia

O DF enfrenta uma explosão de casos de dengue e um déficit de 3.167 agentes para conter a doença e reprodução do mosquito Aedes aegypti

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Mosquito da dengue - Metrópoles
1 de 1 Mosquito da dengue - Metrópoles - Foto: GettyImages

O Distrito Federal deveria contar com 4.550 agentes para enfrentar a dengue, mas a Secretaria de Saúde tem apenas 1.383 profissionais efetivos. Diante do déficit, o Tribunal de Contas (TCDF) recomendou a nomeação dos candidatos aprovados no último concurso.

Segundo o Portal da Transparência, por Lei, o Sistema Único de Saúde (SUS) tem 3.350 vagas para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e 1,2 mil para Agente de Vigilância Ambiental (AVA). Mas, segundo a Secretaria de Saúde, a rede pública conta com 950 ACSs e 433 AVAs. O DF ainda tem o apoio 252 AVAs requisitados.

O Metrópoles noticiou o déficit de agentes e o apagão do serviço de prevenção da doença, bem como o fim dos contratos temporários sem a reposição do efetivo em 2023. Sem profissionais em campo, não houve controle dos focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença.

Enquanto a dengue avançou e matou, existem 5.969 aprovados para o cargo de AVAs e 5.680 aprovados para postos de ACSs à espera de convocação e nomeação. O TCDF decidiu cobrar as nomeações a partir de representação apresentada pelo deputado distrital Gabriel Magno (PT).

“Há meses estamos alertando o GDF sobre a falta de profissionais e o problema provocado pelo encerramento de contratos. Essas omissões levaram o DF a mais grave epidemia de dengue de sua história. Acionamos o Tribunal de Contas, que reconheceu a gravidade do problema e atendeu à nossa solicitação pela imediata contratação de mais profissionais”, afirmou o parlamentar.

Segundo o representante da Comissão de Aprovados do Concurso para AVAs e ACSs, William Alencar, de 26 anos, o próprio concurso foi uma decisão do TCDF para frear a recorrente contratação de temporários. O certame foi homologado no final 2023.

Desassistência

Aproximadamente mil temporários foram desligados. “Tinha a expectativa de nomeação de pelo menos o mesmo quantitativo. Mas isso não foi feito. O DF sofreu de desassistência e vimos essa situação de epidemia de dengue. O DF tem três vezes mais casos do que o segundo estado com mais registros da doença”, comentou.

No começo de 2024, o DF anunciou a nomeação de 115 ACS e 150 AVAs. Para a comissão de aprovados, o número é insuficiente para fazer frente à epidemia e também realizar a campanha de prevenção contra a doença para 2025, que, teoricamente, deve ter início entre junho e julho.

Segundo a comissão, o vencimento dos agentes é custeado pela União. O Ministério da Saúde estabeleceu em R$ 2.824 o valor do incentivo para custeio mensal de profissionais com ênfase no combate às endemias em 2024. O Governo Federal ainda irá destinar verba para ajudar o DF contra a dengue.

Mortes

O DF registrou, até essa quarta-feira (6/3), 81 mortes por dengue em 2024, segundo o Ministério da Saúde. Outros 79 óbitos estão sob investigação, de acordo com a pasta federal.

O Distrito Federal é a unidade da federação com maior incidência de dengue em 2024. Registrou um incremento de 79 mil casos prováveis em relação ao ano passado. Até o momento, a capital federal contabilizou mais de 117 mil registros entre janeiro e março deste ano.

Outro lado

Sem mencionar se irá nomear mais agentes ou não, a Secretaria de Saúde informou que responderá ao órgão de controle dentro do prazo estabelecido. A pasta relembrou que as nomeações previstas para 2024 são de: 115 ACS e 150 AVAs. Destes, 75 já foram nomeados e 68 tomaram posse.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?