metropoles.com

Dengue “não é privilégio do DF”, diz Celina Leão sobre crise da doença

Em agenda na manhã desta 3ª feira, vice-governadora do DF afirmou que dengue afeta outras partes do país e também preocupa governo federal

atualizado

Compartilhar notícia

Bloomberg Creative Photos/ Getty Images
Mosquito dengue - Metrópoles
1 de 1 Mosquito dengue - Metrópoles - Foto: Bloomberg Creative Photos/ Getty Images

A vice-governadora Celina Leão (PP) declarou, nesta terça-feira (6/2), que a epidemia de dengue no Distrito Federal não representa “um privilégio” da capital do país e que se tornou preocupação, também, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A fala se deu após inauguração da reforma da Praça das Artes, na Concha Acústica de Brasília.

“Ontem [segunda-feira], o presidente da República estava com o presidente da OMS [Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom], para falar sobre a dengue. Mas ela não é um privilégio do DF. É um problema do mundo”, afirmou Celina.

Até o último sábado (3/2), o Distrito Federal registrou 47.417 casos prováveis de dengue. Até o momento, a Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou 11 mortes.

Ainda em relação ao assunto, Celina relembrou a postura do governador Ibaneis Rocha (MDB) no início da pandemia da Covid-19 ao Distrito Federal. “Qual foi o primeiro estado que fechou? O DF. Nós sempre estaremos à frente quando for [necessário] tomar medidas para proteger a população”, destacou.

A vice-governadora acrescentou que o Executivo local adotou um modelo de combate 24 horas por dia para tentar frear a explosão de casos e devido ao “estrangulamento” da rede privada. “Estamos fazendo todos os esforços, colocando tendas nas ruas, aceitando a ajuda das pessoas que querem nos ajudar”, completou Celina.

Concha Acústica

O evento dessa manhã ocorreu para entrega das obras de R$ 8,2 milhões para revitalização da Praça das Artes. O espaço ganhou novo sistema de drenagem e terá mais acessibilidade, após a construção de calçadas de concreto e de ciclovias.

A obra ocorreu por meio de convênio da Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?