metropoles.com

Dengue: GDF pede ao Ministério da Saúde para receber vacinas primeiro

Governo do Distrito Federal quer receber vacinas contra a dengue no início da campanha nacional de imunização, devido à explosão de casos

atualizado

Compartilhar notícia

MimiVax/Divulgação
Vacina experimental dobra a expectativa de vida de pessoas com câncer no cérebro Produto em testes mostrou a capacidade de reduzir pela metade a progressão do tipo mais mortal de câncer no cérebro
1 de 1 Vacina experimental dobra a expectativa de vida de pessoas com câncer no cérebro Produto em testes mostrou a capacidade de reduzir pela metade a progressão do tipo mais mortal de câncer no cérebro - Foto: MimiVax/Divulgação

Impactado pelo número alarmante de pessoas infectadas pela dengue, o Governo do Distrito Federal (GDF) enviou ofício ao Ministério da Saúde para pedir que a capital federal receba a vacina contra a doença no início da campanha nacional de imunização.

A vice-governadora Celina Leão (PP) anunciou a medida durante a cerimônia de formatura dos alunos do Renova-DF, no Ginásio de Esportes do Cruzeiro, na manhã desta quinta-feira (1º/2). “Mandamos um ofício para a ministra da Saúde [Nísia Trindade], pedindo, na primeira semana [da campanha nacional de imunização], as vacinas”, afirmou Celina Leão.

Pouco depois da agenda, o Executivo local anunciou que o Ministério da Saúde atendeu ao pedido e que a capital do país receberá doses do primeiro lote de vacinas entregues pela pasta federal. No entanto, o órgão ainda não divulgou qual será a quantidade de imunizantes recebida pelo DF.

Atualmente, o DF é uma das áreas do país mais assoladas pela doença, o que constitui um ponto de preocupação por parte do próprio governo federal. No entanto, a vice-governadora destacou que a população precisa contribuir com o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença, pois, mesmo com a crise epidêmica, a população continua a sujar as ruas e manter recipientes com água parada em casa.

“O maior pedido que temos hoje na Ouvidoria [do GDF] é para [passagem do] fumacê e retirada de lixo. Temos cidades como Samambaia, com mais de 30 toneladas removidas. O custo disso sai do bolso do cidadão”, alertou.

Além de pedir a conscientização e o apoio da população na limpeza, o GDF estuda outras medidas; entre elas, uma reunião com a associação dos carroceiros. “A lei não permite carroças nas ruas, e elas fazem descartes irregularmente”, observou Celina, ao comentar o projeto de substituição delas por tuc-tucs.

Curso preparatório para concursos

Ainda na cerimônia, Celina anunciou um novo programa de qualificação, com lançamento previsto ainda neste ano, inspirado no Renova-DF. O GDF lançará um curso preparatório gratuito voltado a concursos públicos. A proposta, do deputado federal Rafael Prudente (MDB), será coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

O chefe da pasta, Thales Mendes, destacou que a cerimônia do Renova-DF formou 2,3 mil alunos, que iniciaram as aulas em 2023. Entre os estudantes, mais de 100 receberam carta de encaminhamento para emprego direto. “Nossa expectativa é de fazer mais de 10 mil qualificações em 2024”, antecipou.

A pasta planeja aperfeiçoar o programa em 2024. Uma das medidas envolve ampliar o ciclo de aulas para os alunos com melhor desempenho. Atualmente, elas duram três meses. Mas, com a mudança, 20% das turmas – que têm os estudantes com notas mais altas – terão a oportunidade de continuar por mais um trimestre, para que se aperfeiçoem mais.

Os formados concluem o curso e recebem diploma do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) reconhecido pelo mercado de trabalho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?