metropoles.com

Delegado da Polícia Civil do DF é demitido por estelionato

Severo Benício dos Santos é suspeito de ter participado de um esquema que investigava grilagem e parcelamento irregular do solo

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
1 de 1 Rafaela Felicciano/Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O delegado de Polícia Civil do DF Severo Benício dos Santos teve sua demissão publicada nesta quarta-feira (8), no Diário Oficial do Distrito Federal. A ordem partiu do governador Rodrigo Rollemberg (PSB). O motivo seria estelionato.

A PCDF afirmou que ele deixa a corporação após investigação conduzida pela corregedoria. O delegado respondeu a processo administrativo, ficou afastado por um tempo e retornou por determinação judicial, mas sem desenvolver atividades fins.

Severo Benício chegou a ser preso em 2012 por suspeita de corrupção passiva, extorsão e estelionato, em uma operação que investigava grilagem e parcelamento irregular do solo.

Segundo as investigações, ele teria recebido dinheiro de três pessoas para fazer “vista grossa” sobre suposto esquema de loteamento ilegal. Isso ocorreu enquanto ele comandava a 12ª DP (Taguatinga Centro).

O ex-delegado foi preso porque testemunhas do processo se sentiam ameaçadas por conta da função que ele ocupava. No entanto, Severo acabou liberado pouco depois, pois a Justiça entendeu que ele não apresentava risco à vida dos denunciantes, já que teria entrado em contato com as testemunhas apenas uma vez, no ano de 2011.

Compartilhar notícia