metropoles.com

Defensoria Pública do DF: 500 mulheres em situação de vulnerabilidade recebem serviços gratuitos

Ação da Defensoria Pública levou orientação jurídica e psicossocial, exames de DNA, consultas com uma médica da família entre outros serviço

atualizado

Compartilhar notícia

DPDF/Metrópoles
serviço basico mulheres vulneráveis
1 de 1 serviço basico mulheres vulneráveis - Foto: DPDF/Metrópoles

Mais de 500 mulheres foram atendidas pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) nesta segunda-feira (5/6) na segunda edição do Dia da Mulher do órgão. Nesta ação, o foco foi oferecer serviços gratuitos a mulheres em situação de vulnerabilidade, como orientação jurídica e psicossocial, exames de DNA, consultas com uma médica da família e com profissionais de enfermagem.

Também foram feitos mamografias e exames citopatológicos, inserção de DIU e atendimentos odontológicos. O evento ainda contou com serviços socioassistenciais, de regularização e inscrição em questões habitacionais, palestras e acolhimento de vítimas de violência doméstica.

O Defensor Público-Geral, Celestino Chupel, reforça a importância de ações destinadas ao público feminino de forma periódica. “A iniciativa é essencial para que mulheres em situação de vulnerabilidade tenham acesso à justiça e a fim de que seus direitos básicos sejam garantidos de forma plena”, ressaltou.

Marleide dos Santos Costa, de 44 anos, foi uma das primeiras a chegar na ação desta segunda-feira. Ela veio do Itapoã em busca de serviços de mamografia e ginecologia. “É uma iniciativa muito importante, porque muitas mulheres não trabalham e não conseguem pagar para ter esse tipo de atendimento. Aqui, elas conseguem utilizar o serviço de forma gratuita e com qualidade”, analisou.

Maria Salete de Oliveira, de 49 anos, também procurou atendimento médico no evento. Atualmente sem trabalho, ela já teve câncer de mama e precisava realizar uma mamografia, exame que está com fila de espera na rede pública de saúde. “Eu sou muito grata, porque hoje consegui fazer o meu exame. Como estou sem renda neste momento, foi uma ajuda muito bem-vinda”, contou.

O evento ocorreu no maior núcleo da DPDF, localizado no Setor Comercial Norte, Edifício Rossi Esplanada Business, próximo ao Hospital Regional da Asa Norte (HRAN). A ação mensal gratuita foi promovida em parceria com a Secretaria da Mulher do DF, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab).

A primeira edição do Dia da Mulher ocorreu em 2 de maio de 2023. Na ocasião, cerca de 500 mulheres foram atendidas. O foco do evento que abriu o Maio Verde, mês da Defensoria Pública, foi ofertar, prioritariamente, atendimento a mães de crianças sem registro de paternidade, visando principalmente à desjudicialização da investigação, visto que o Distrito Federal atingiu a maior proporção de pais ausentes em seis anos.

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?