Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

De 7 de Setembro à Rodoviária: os "rolês" do Zé Gotinha pós-ostracismo

Antes de desfilar no 7 de Setembro, Zé Gotinha já “pegou ônibus” e comeu pastel na Rodoviária, foi em manifestação, zoológico e estádio

08/09/2023 02:26
Compartilhar notícia
José Cruz/Agência Brasil
Zé Gotinha na Rodoviária

A crítica de Lula (PT) ao “sumiço” de Zé Gotinha durante o governo Bolsonaro (PL) se transformou em uma batalha ideológica pela imunização e virou até meme nas redes sociais nos últimos anos. E, nestes primeiros meses do novo mandato do petista, o personagem criado para incentivar a vacinação tem assumido a característica de “rolezeiro”, com agenda cheia por Brasília, do 7 de Setembro à Rodoviária do Plano Piloto.

O Ministério da Saúde vem promovendo atividades com o Zé Gotinha em dezenas de pontos do Distrito Federal. Uma das ações que mais chamou a atenção da população aconteceu na Rodoviária, que recebe cerca de 700 mil pessoas diariamente. Foi lá que o personagem “pegou ônibus”, “comeu pastel” e respondeu a um quiz dos passageiros. Veja:

Os “rolês” de Zé Gotinha também incluíram uma programação no Zoológico de Brasília, na Torre de TV, Catedral e Museu Nacional. As visitas também serviram para a divulgação do turismo na cidade. Em post no Instagram, no perfil criado pelo governo Lula para incentivar a imunização, o personagem traz: “Nossa capital é um destino de excelência em turismo cívico no país e ostenta o título de Cidade Criativa da Unesco!”.

De 7 de Setembro à Rodoviária: os “rolês” do Zé Gotinha pós-ostracismo - destaque galeria
6 imagens
Esteve no Estádio Nacional Mané Garrincha
Fez um passeio no Zoológico
Visitou o Museu Nacional
Tirou foto na Catedral
Zé Gotinha "pegou ônibus" na Rodoviária
Zé Gotinha "comeu" pastel na Rodoviária
1 de 6

Zé Gotinha "comeu" pastel na Rodoviária

Reprodução
Esteve no Estádio Nacional Mané Garrincha
2 de 6

Esteve no Estádio Nacional Mané Garrincha

Reprodução
Fez um passeio no Zoológico
3 de 6

Fez um passeio no Zoológico

Igor Evangelista/Divulgação
Visitou o Museu Nacional
4 de 6

Visitou o Museu Nacional

Igor Evangelista/Divulgação
Tirou foto na Catedral
5 de 6

Tirou foto na Catedral

Igor Evangelista/Divulgação
Zé Gotinha "pegou ônibus" na Rodoviária
6 de 6

Zé Gotinha "pegou ônibus" na Rodoviária

José Cruz/Agência Brasil

Zé Gotinha foi lançado nas redes sociais recentemente, em uma das ações de comunicação para a retomada das altas coberturas vacinais no Brasil. O personagem agora tem perfil no Instagram, Threads e Tik Tok. Neste 7 de Setembro, ele subiu no carro do Corpo de Bombeiros e “postou” fotos do desfile, como também fez na Marcha das Margaridas, em agosto.

Em campanhas publicitárias, Zé Gotinha também aparece no Estádio Nacional Mané Garrincha e ao lado de artistas espalhados pelo Brasil, como a Xuxa. Segundo o Ministério da Saúde, mais de R$ 151 milhões foram destinados a estados e municípios para incentivar as ações de multivacinação de crianças e adolescentes em todo o país.

O personagem

Zé Gotinha tem, oficialmente, 37 anos. Ele foi criado pelo artista plástico Darlan Rosa, em 1986, para representar a defesa e a mobilização pela vida. Na época, o Brasil fazia parte de um consórcio de países latino-americanos unidos pela erradicação da poliomielite. O escultor, então, desenhou duas gotas, representando a vacina da polio.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters