metropoles.com

Crise na pandemia atinge estagiários: 100 mil estudantes buscam vaga no DF

De acordo com CIEE, demissões em empresas fazem com que número de aprendizes também diminua

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação
Estudante
1 de 1 Estudante - Foto: Divulgação

A crise causada pela pandemia do novo coronavírus fez com que empresas no Brasil e no Distrito Federal demitissem milhares de funcionários. A situação afeta também os mais novos, visto que a Lei da Aprendizagem é contabilizada com base no número de empregados. Na capital do país, cerca de 100 mil estudantes estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Os dados são do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE). De acordo com a instituição, em todo o Brasil, 32 mil oportunidades para estagiários podem ser extintas por causa da pandemia. No DF, 2,7 mil aprendizes estão contratados, em 850 empresas.

Desse total, o número de companhias parceiras do CIEE sofreu uma retração de 11,85% desde março deste ano, quando surgiram os primeiros registros da Covid-19 no país.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios – Contínua (Pnad Contínua), a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos atingiu 27,1%, no primeiro trimestre de 2020. O dado é similar na capital do país: 26,2%, de acordo com estudo da Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan).

0

Compartilhar notícia