metropoles.com

Covid: vacinação infantil será retomada nesta 4ª no DF. Veja locais

Com a chegada de 14.520 doses de Coronavac na capital federal, a Secretaria de Saúde retomará a vacinação das crianças de 3 e 4 anos

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
16% dos pais brasilienses resistem em vacinar seus filhos contra a Covid
1 de 1 16% dos pais brasilienses resistem em vacinar seus filhos contra a Covid - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Com a chegada de 14.520 doses de Coronavac à capital da República, a vacinação das crianças de 3 e 4 anos contra a Covid-19 será retomada nesta quarta-feira (28/9) no Distrito Federal. O imunizante recebeu a autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aplicação neste público em julho deste ano.

Segundo a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF), a distribuição dos imunizantes para as regiões ocorreu na tarde dessa terça-feira (27/9). Os locais de vacinação para crianças de 3 e 4 anos estão disponíveis no site da secretaria. Confira aqui.

As crianças que forem receber a vacina devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. É necessário apresentar documento de identificação tanto dos adultos acompanhantes quanto da criança, além do cartão de vacinação do menor.

Pelas contas da Saúde, vivem no DF, atualmente, 77.665 crianças de 3 e 4 anos. Do total, até o último dia 8, apenas 3.009 tomaram a primeira dose e somente 555 receberam a segunda.

Doses vencidas

Em 31 de agosto, a Secretaria de Saúde anunciou o descarte de 3,5 mil doses vencidas da Coronavac no Distrito Federal, pois parte da população não procurou os postos para se imunizar.

Em junho, a pasta também teve de jogar no lixo mais 140 mil doses. A imunização de crianças de 3 a 4 anos só foi autorizada em julho. A SES-DF chegou a solicitar ao Ministério da Saúde o remanejamento das ampolas, mas alega não ter recebido resposta do pedido.

Segundo consta no sistema de distribuição da pasta local, o Ministério da Saúde enviou à capital do país 1.725.230 doses de Coronavac, mas somente 1.435.090 foram distribuídas. Ou seja, 290.140 ficaram nos estoques.

Ainda conforme a SES-DF, o órgão federal chegou a recolher 150 mil doses antes do vencimento. No entanto, as 140 mil restantes permaneceram estocadas. Esses lotes acabaram vencendo e foram perdidos.

Compartilhar notícia