Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Covid: Saúde libera xepa de vacinas para crianças de 3 e 4 anos no DF

Há 1 hora do encerramento das atividades nos postos, crianças que estiverem no local poderão ser imunizadas. Medida vale a partir desta 5ª

20/07/2022 17:52, atualizado 20/07/2022 17:56
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
Criança sendo vacinada

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) liberou a “xêpa” para a vacinação de crianças de 3 e 4 anos, com ou sem imunossupressão. A medida vale a partir desta quinta-feira (21/7), nas mais de 70 Unidades Básicas de Saúde. Segundo a pasta, quando faltar uma hora para o fechamento das salas de vacina, crianças desta idade e que estiverem no local poderão ser imunizadas.

O objetivo é evitar a perda dos frascos já abertos, a popularmente conhecida “xêpa” da vacina.

Confira a lista dos locais para vacinação infantil contra a covid-19.

Cada frasco de Coronavac contém dez doses do imunizante. Após aberto, a validade é de oito horas, sendo impossível o restante ser utilizado no dia seguinte.

A orientação do Ministério da Saúde, é para que essas doses remanescentes não sejam perdidas.

A “xêpa” só será válida na última hora de funcionamento da sala de vacina e que não há garantia de disponibilidade. No horário normal de atendimento, está autorizada a vacinação apenas de crianças de 4 anos com comorbidade, condição que precisa ser comprovada por meio de laudo ou relatório médico.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters