metropoles.com

Covid-19: rede pública de Saúde mantém atendimentos odontológicos no DF

Profissionais se adequaram a nova forma de atender para evitar contaminação e manter serviços em dia

atualizado

Compartilhar notícia

Breno Esaki/Agência Saúde DF
rede pública de Saúde mantém atendimentos odontológicos no DF
1 de 1 rede pública de Saúde mantém atendimentos odontológicos no DF - Foto: Breno Esaki/Agência Saúde DF

Com a pandemia do novo coronavírus, os atendimentos odontológicos na rede pública de saúde no Distrito Federal passaram por algumas alterações e seguem ativos.

Há risco de contaminação durante os procedimentos, por conta dos aerossóis produzidos. Assim, os atendimentos odontológicos precisaram de adequações e mais cuidado para seguirem em todos os consultórios do DF.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm priorizado os atendimentos de urgência e emergência, visando minimizar/evitar os riscos de agudização e agravamento das demandas odontológicas que necessitam de atendimento imediato. As equipes entregam os kits de higiene bucal e orientam os usuários quanto à importância da higienização de dentes e boca no combate à Covid-19.

Nos Centros de Especialidades Odontológicas também foram priorizados os atendimentos de emergências e urgências de média complexidade, dando suporte ainda às unidades hospitalares.

“O papel da odontologia durante a pandemia da Covid-19 é continuar prestando assistência odontológica aos usuários do SUS [Sistema Único de Saúde], adequando sua forma de trabalho para atender de maneira segura, mesmo diante desta pandemia”, informa a Referência Técnica Distrital (RTD) em Saúde Bucal da Secretaria de Saúde, Alessandra Fernandes de Castro.

“Os serviços odontológicos terciários, como os das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), foram intensificados, aumentado a assistência aos pacientes já diagnosticados com a Covid-19, minimizando os riscos de eventuais complicações por bactérias da cavidade bucal”, explica.

Segundo Alessandra, também houve aumento do serviço de trauma de face, da cirurgia bucomaxilofacial, que mantém os atendimentos de urgência e emergência de traumas.

0
Suporte aos pacientes com Covid-19

Na UBS 1 da Asa Sul (612 Sul), os profissionais da odontologia continuam atendendo demanda espontânea e urgências odontológicas. Além disso, eles ajudam na realização de teste rápido para detecção do novo coronavírus, coletam swab e auxiliam na demanda da sala de vacina.

“Eles estão ajudando muito na unidade, ainda mais na pandemia, em que estamos, algumas vezes, com déficit de pessoal. Esse suporte é excelente, tem sido de grande valia”, avalia o gerente da UBS 1 da Asa Sul, Marcus Limeira. (Com informações da Agência Saúde)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?