Covid-19: idosos formam fila quilométrica no 1° dia de vacinação drive-thru no DF

A partir desta terça-feira (2/2), pessoas do DF com 80 anos ou mais contam com 11 pontos de imunização contra o novo coronavírus

atualizado 02/02/2021 11:42

Fila de carro para vacinação drive-thru no DFMatheus Garzon/ Metrópoles

Em busca de imunização contra a Covid-19, idosos do Distrito Federal com mais de 80 anos enfrentam, nesta terça-feira (2/2), fila quilométrica para conseguir atendimento no posto de vacinação drive-thru localizado no Pontão do Lago Sul. É o primeiro dia de aplicação no local.

Antes mesmo das 8h, centenas de carros se alinhavam ao longo da Estrada Parque Dom Bosco (EPDB). Havia veículos pelo menos até a QL 10. O atendimento, no entanto, não tinha se iniciado até 8h20, devido a um atraso na entrega de documentação necessária.

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

No local, o Departamento de Trânsito do DF (Detran-DF) organiza o fluxo fechando retornos que poderiam ser utilizados como “fura-fila”. Segundo o órgão, a operação ocorre até as 17h, quando a vacinação se encerra.

Para evitar o grande fluxo, Terezinha e Armando Ollaik, 80 e 83 anos, respectivamente, chegaram ao Pontão às 4h. O casal conta que se programou: “Nos preparamos bem. Trouxemos lanche, água, fruta… Tudo para esperar”.

Segundo Terezinha e Armando, a decisão de chegar tão cedo foi tomada após não conseguirem se vacinar na segunda (1°/2). “Ontem, fomos para a 212 Sul, mas estava uma fila enorme, e desistimos. Agora achamos melhor vir para um lugar mais seguro e chegar bem cedo”, comentam.

Apesar da boa expectativa para receber a dose imunizante, o casal sabe que ainda precisa continuar tomando todos os cuidados. “A ansiedade é grande, mas vamos manter todas as condições anteriores. Existe um tempo até a vacina fazer efeito, então vamos continuar com máscara, distanciamento social e tudo mais”, frisam.

A logística está dividida em dois momentos. Há uma tenda de triagem, em que são verificados documentos, e dois toldos montados para os idosos receber, finalmente, a vacina.

Parque Sara Kubitschek

No Parque da Cidade, o primeiro dia de vacinação drive-thru também registrou enormes filas. Devido a um problema na logística, as doses da vacina chegaram com quase 40 minutos de atraso.

A dose é aplicada no Estacionamento 13, onde fica a administração do local. Um ziguezague foi montado no largo espaço destinado a carros, mas não foi suficiente para evitar que os veículos tomasse a faixa direita da via principal.

Soeli Vilanova, 77, por exemplo, ficou mais de três horas aguardando para poder vacinar a mãe, Ivonne Quadrelli, 96. “Achei mal organizado. Cheguei aqui era 6h45 e quando deu 8h ainda não tinha nada. Só quase 9h que foi começar”, reclama.

Apesar dos problemas, ela comemora que a mãe tenha recebido a dose. “Estamos isoladas desde março do ano passado. Não recebo meu filho em casa. Tomamos todos os cuidados possíveis”, explica.

Imunizada, Ivonne comemora a possibilidade de continuar com saúde. “Me senti ótima. Está tudo ótimo, estou muito feliz”, exalta.

Águas Claras

Apesar da fila que chega a uma extensão de cerca de 2 km na Faculdade Unieuro, em Águas Claras, os idosos que aguardam pela primeira dose no local, elogiam a organização e o tempo de espera entre 30 minutos e 1 hora. Na instituição, a vacinação ocorre exclusivamente por drive-thru.

“Está rápido. Cheguei por volta das 8h50 e, antes de completar uma hora na fila, consegui vacinar. Só gratidão por esse momento. O DF está de parabéns”, elogiou a idosa Marli Olivia Medeiros, 85 anos.

No local, servidores da Secretaria de Saúde aplicam as doses em quatro carros simultaneamente. “O esquema está muito ágil. Os idosos ficam com medo de não conseguir a vacina e estão todos vindo ao mesmo tempo. O governo já garantiu que todos serão imunizados. Ficamos satisfeitos em saber que tem dose para todo mundo”, disse a filha de dona Marli, Luciana Medeiros, 55.

A artista plástica e secretária Angela Silveira Eloi, 55 anos, levou a mãe dela, Maria de Lourdes Silveira Eloi, 83, para ser imunizada.

“Ontem tentamos no Guará e, por volta das 15h, as doses da unidade já tinham acabado. Ela ficou aflita e quis vir logo pela manhã, nesta terça-feira. Agora deu certo. É bom vê-la contente e segura”, comentou a filha.

Ceilândia

Em Ceilândia, na Unidade Básica de Saúde 5 (UBS 5), a vacinação começou pontualmente às 8h. O casal de idosos João da Mata, 89 anos, e Jardelina Sousa e Silva, 82, entrou na fila às 6h30 para conseguir a dose da imunização, que ocorreu às 8h20, cerca de 20 minutos após o início dos trabalhos.

“Éramos o 13° carro da fila. Estamos muito felizes com essa imunização. Agora teremos mais liberdade e segurança para abraçar os nossos filhos, netos e familiares. Uma bênção”, disse Jardelina.

O cenário na QNM 16, segundo os próprios idosos que estavam no local, é diferente do que se viu na segunda-feira (1°/2). “Hoje está muito organizado. Cheguei às 7h15 na fila e já vou ser vacinado. Eu vim ontem e fui embora porque a fila rodava o quarteirão”, disse Antônio Farias, 88, maranhense que reside em Ceilândia há 48 anos.

Na segunda-feira, em função da grande procura por vacinas, algumas pessoas começaram, de forma espontânea, a organizarem seus veículos em filas em frente aos pontos de vacinação. Por essa razão, gestores regionais de saúde que já tinham condições de iniciar a vacinação em veículos, no formato drive-thru, optaram por essa modalidade como forma de reduzir a demanda e evitar aglomerações.

Já na segunda, isso ocorreu na Policlínica do Lago Sul, na UBS 20 de Planaltina (Arapoanga), UBS 2 de Sobradinho e na UBS 1 do Riacho Fundo 1.

A vacinação nos idosos continua nesta terça-feira, já com 40 pontos em funcionamento. Onze serão por drive-thru, sendo que seis UBS contará dois formatos – drive-thru e salas de vacina.

No primeiro dia de vacinação em idosos com 80 anos ou mais, a Secretaria de Saúde imunizou 7.792 pessoas nessa faixa etária.

Confira os locais para vacinação:

Região de Saúde Central
Asa Norte
UBS 2 Asa Norte, EQN 114/115, Área Especial

Asa Sul
Parque da Cidade, estacionamento 13 – (vacinação exclusiva por drive-thru)
UBS 1 Asa Sul, SGAS 612, Lotes 38/39, L2 Sul

Cruzeiro
UBS 2, Setor Escolar, Lote 4, Cruzeiro Velho

Lago Norte
UBS 1 Lago Norte, SHIN, QI 3, Área Especial

Lago Sul
Pontão do Lago Sul – (vacinação exclusiva por drive-thru)
Policlínica Lago Sul, Setor de Habitações Individuais Sul, QI 21 – (vacinação também por drive-thru)

Região de Saúde Centro-Sul
Candangolândia
UBS 1 Candangolândia, EQR 5/7, Área Especial 1

Guará
UBS 1 Guará, QE 6, Lote C, Área especial S/N, Guará 1
UBS 2 Guará, QE 23, Lote C, Área Especial S/N, Guará 2 – (vacinação também por drive-thru)
UBS 3 Guará, QE 38, Área Especial S/N, Guará 2
UBS 4 Guará, QELC, EQ 2/3, Conjunto Lucio Costa

Estrutural
UBS 1 Estrutural, AE 1, Setor Central

Núcleo Bandeirante
UBS 1 Núcleo Bandeirante, 3ª Avenida, Área Especial nº 3

Riacho Fundo
UBS 1 Riacho Fundo 1, QN 9, Área Especial 11 – (vacinação também por drive-thru)

Riacho Fundo 2
UBS 1 Riacho Fundo 2, QC 6, Conjunto 16, Área Especial, Lote 1
UBS 2 Riacho Fundo 2, QC 1, Conjunto 10, Lote 1, Riacho Fundo 2

Região de Saúde Oeste
Brazlândia
UBS 1 Brazlândia, EQ 6/8, Lote 3, Setor Norte

Ceilândia
UBS 5 Ceilândia, QNM 16, Módulo F, Ceilândia Norte – (vacinação também por drive-thru)
UBS 7 Ceilândia, EQNO 10, AE D/E, Setor O
UBS 16 Ceilândia, SHSN, Trecho 1, Etapa 1, Qd. 500, AE 2
UBS 17 Ceilândia, QNP 16/20, Setor P Sul

Região de Saúde Sul
Gama
UBS 1 Gama, Entrequadra 6/12, Área Especial, Setor Sul
UBS 3 Gama, E/Q 3/5, Área Especial, Setor leste
UBS 5 Gama, Área Especial, Lote 38, Setor Central, Lado Leste

Santa Maria
Colégio Paloma, QR 207/307, Conjunto T, Área Especial
UBS 2, Santa Maria, EQ 217/317, Área Especial, Lote E

Região de Saúde Leste
Jardim Botânico
Centro de Práticas Sustentáveis do Jardim Botânico, DF-463, Avenida do Cerrado, Jardins Mangueiral – (vacinação exclusiva por drive-thru)

Itapoã
Quadra Poliesportiva do Itapoã (ao lado da UBS 2 Itapoã), Quadra 61, Área Especial Del Lago

São Sebastião
Caic Unesco, Quadra 5, Conjunto A, Área Especial, Centro

Paranoá
Quadra coberta ao lado da Administração Regional do Paranoá, Praça Central S/N, Lt. 1

Região de Saúde Norte

Planaltina
Jardim de Infância Casa da Vivência Avenida, NS01, Área Especial 9, SRL Planaltina
UBS 20 de Planaltina, Arapoanga – Quadra 12 D, Conjunto A, Área Especial – (vacinação também por drive-thru)

Sobradinho
UBS 1 de Sobradinho I, Quadra 14, Área Especial 22/23 – (vacinação também por drive-thru)
UBS 2 de Sobradinho II, Rodovia DF-420, Complexo de Saúde, Setor de Mansões ao lado da UPA de Sobradinho – (vacinação também por drive-thru)

Região de Saúde Sudoeste
Águas Claras
Faculdade Unieuro – (vacinação exclusiva por drive-thru)

Recanto das Emas
UBS 3, QD 104/105, Área Especial

Samambaia
UBS 2 Samambaia, QS 611, AE 2

Taguatinga
UBS 1 Taguatinga, QNG, AE 18/19
UBS 5 Taguatinga, Setor D Sul, AE 23

Mais lidas
Últimas notícias