metropoles.com

“Cota do café” leva ex-comandante da FAB a ser condenado pela Justiça

Militar retirava café de centro integrado em Brasília e levava para uma unidade no Mato Grosso, onde vendia para os colegas

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Stefania Pelfini la Waziya/Getty Images
Imagem colorida mostra xícaras de café quente - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra xícaras de café quente - Metrópoles - Foto: Stefania Pelfini la Waziya/Getty Images

Um ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) foi condenado por uso e práticas irregularidades administrativas de patrimônio público, entre elas “cota do café” que ele cobrava de outros militares da força.

Segundo o Ministério Público Federal (MPF), o réu retirava café da sede do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta), em Brasília, e levava à Unidade de Barra do Garças, no Mato Grosso.

Na unidade, o ex-comandante vendia o produto aos militares cobrando um valor para que pudessem tomar. O ato foi reconhecido como enriquecimento ilícito.

Em sentença, o MPF reconheceu também que o então militar utilizou bens públicos e mão de obra para fins particulares, que configuram dano ao patrimônio público.


Confira os atos que configuraram para a sentença:

  • Utilizou militares sob seu comando para reformar uma embarcação pessoal;
  • Serviços em sua residência, como corte de grama e manutenção de calha;
  • Desvio de materiais e equipamentos da FAB para benefício próprio;
  • Uso de galões da água, eletrodomésticos e produtos de limpeza em residências particulares;
  • Transporte em viatura à casa de sua namorada e outras localidades.

Conforme as práticas irregulares, a Justiça determinou o valor de condenação em R$ 35 mil e a proibição de contratar com o Poder Público ou receber incentivos fiscais e creditícios por seis anos.

Contudo, foi determinado o mantimento do cargo público, visto que o réu já se encontrava reformado desde 2021, segundo sentença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?