Após 21 dias de sofrimento e apreensão, amigos e familiares do atleta Iago Victor dos Santos, 26 anos, puderam dar o último adeus ao jovem nesse domingo (20/3), no Cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul. O jogador sofreu um infarto depois de uma partida de futebol na França e morreu, em 27 de fevereiro. Desde então, a família do jovem tentava trazer o corpo para ser velado em sua terra natal.
Com grande repercussão e mobilização nas redes sociais, a família de Iago conseguiu arrecadar o valor da repatriação por meio de doações. Para trazer o corpo do atleta da Europa, custou cerca de 15 mil euros, aproximadamente R$ 69 mil. A família conseguiu, ainda, mil reais a mais.
Conheça o atleta do DF que morreu na França e está mobilizando a web
O enterro do jovem reuniu cerca de 100 pessoas vestidas com camiseta branca “Iago Victor 10” , em homenagem ao meia-atacante. Em discurso emocionado, o irmão de Iago, Pedro Gabriel Felipe dos Santos, 34 anos, disse que não queria falar de dor e só lembraria do atleta feliz e sonhador.
“Prefiro lembrar do meu irmão feliz e sonhador como ele era. Eu perdi meu irmão, vocês perderam o amigo de vocês. Só tenho que agradecer a ajuda de todos. Obrigada por amarem meu irmãozinho”, comentou Pedro.

Familiares e amigos usaram camiseta para homenagear atleta no enterro Reprodução

Desde 27 de fevereiro, família tenta trazer corpo do atleta ao Brasil Reprodução

Iago jogava bola na Europa Reprodução

Jovem estava há três anos longe de casaImagens cedidas ao Metrópoles

Jovem fazia testes para clubes da França Imagens cedidas ao Metrópoles

Família acredita que atleta pode ter ficado com sequelas Imagens cedidas ao Metrópoles

Iago foi meia-atacante do time AvintesImagens cedidas ao Metrópoles

Iago estava há três anos sem voltar para casa em BrasíliaImagens cedidas ao Metrópoles

Atleta fez parte de time de Portugal Imagens cedidas ao Metrópoles

Enterro foi nesse domingo (20/3)Reprodução
Ao Metrópoles, Pedro disse estar agradecido a todos que ajudaram com a vaquinha, para bater a meta estipulada. “É muito difícil saber como agradecer esse movimento feito por todos nós. Deus é bom, gerou comoção nos corações espalhadas pelo mundo para ajudar a minha família”, emociona-se.
O enterro do jovem repercutiu entre os colegas nas redes sociais. Em uma publicação, um amigo de Iago despediu-se do atleta. “Até breve meu irmão. Te amarei até o fim dos meus dias. Nunca irei superar!”, escreveu. “Nosso carinho e gratidão por termos tido o privilégio de conhecer e tê-lo em nossa família será eterno, será sempre lembrado com carinho e amor pela pessoa incrível que é”, lamentou uma familiar.
Infarto
Iago Victor estava há três anos longe da família. O morador de Vicente Pires, vivia do futebol profissional na Europa e já tinha passado por times na Espanha, Portugal e Bélgica, e agora, fazia testes para clubes franceses. Após jogo decisivo, na tentativa de passar em algum processo seletivo, Iago sentiu-se mal e teve parada cardiorrespiratória. Ele chegou a ser socorrido por um colega de quarto e equipes de primeiro socorros, mas não resistiu.
O irmão de Iago, Pedro Gabriel Felipe dos Santos, 34 anos, revelou ao Metrópoles que passou por momentos traumáticos. Ele foi avisado do infarto do irmão e decidiu acompanhar a reanimação de longe, por chamada de vídeo.
“Recebi a notícia do infarto pela noiva dele. Na mesma hora fiz chamada de vídeo com o colega de quarto e vi as equipes tentando reanimar o meu irmão. Fiquei acompanhando tudo, até que me comunicaram a morte. Foi o pior dia da minha vida”, relembra o irmão.
O atleta planejava uma viagem à Brasília para rever os familiares, no fim do 2022. Iago deixa noiva, que também mora na França, a mãe e três irmãos.