Coronavírus: Ibaneis inaugura 20 leitos de UTI no Hospital de Base do DF
Dez leitos foram implantados no 4º andar do bloco de emergência. Os outros 10, ficaram no 7º andar do bloco de internação
atualizado
Compartilhar notícia
O governador Ibaneis Rocha (MDB) informou, neste sábado (16/05), que liberou 20 novos leitos de unidades de terapia intensiva (UTIs) no Hospital de Base do Distrito Federal.
Equipados com respiradores, essas unidades serão reservadas aos pacientes infectados pelo novo coronavírus que desenvolveram a doença.
As novas UTIs estão distribuídas da seguinte forma: 10 leitos foram implantados no 4° andar do bloco de emergência da unidade de saúde e os outros 10 no 7º andar do bloco de internação.
Veja as imagens:
Na quinta-feira (14/05), o Metrópoles mostrou que o GDF antecipou as internações e conseguiu manter 76,89% de leitos livres em UTIs.
Hoje com 232 leitos de UTIs públicas e 166 privadas, totalizando 398, o DF ocupa somente 23,11% das macas, com 92 doentes graves que precisam de respirador. Assim, 76,89% da rede ainda está disponível.
Os números estão associados a uma política de internação precoce e ao lançamento de novos leitos de UTI. No início de maio, o DF tinha 172. Hoje, são 232. Até o final de junho, o DF faz a previsão de ter 800 leitos com suporte ventilatório.
Para tentar evitar o agravamento do quadro e ter as UTIs disponíveis, o GDF mudou o protocolo de atendimento. Decidiu não mandar para casa pessoas que apresentam sintomas leves de Covid-19 e que, antes, fariam tratamento domiciliar.
Boletim
O número de óbitos em decorrência do novo coronavírus no Distrito Federal subiu para 54 no fim da tarde desta sexta-feira (15/05). Em 24 horas, foram registradas quatro fatalidades provocadas pela Covid-19 na capital do país.
O DF tem 3.861 infectados. Desse total, 1.936 já se curaram da doença. A Secretaria de Saúde do Distrito Federal considera como recuperados aqueles pacientes que tiveram os primeiros sintomas há mais de 14 dias e não estão mais hospitalizados.