Coronavírus: DF tem 79 leitos de UTI imediatos disponíveis
Além desses, outros 56 estarão prontos para receber os pacientes com a doença no ICDF e no Hospital de Santa Maria
atualizado
Compartilhar notícia
O Distrito Federal alcançou a marca de 696 infectados pelo coronavírus em cerca de 40 dias após a confirmação do primeiro caso da doença na capital. Entre eles, há 55 pacientes hospitalizados, sendo 30 desses em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Mas a capital ainda tem capacidade de leitos para atender doentes que possam ter agravamento de seus quadros.
Ao contrário de outras unidades da Federação, onde há lotação esgotada, o DF tem 79 leitos de UTI vagos para receber os infectados com a doença. Outros 56 serão liberados em breve para servirem de amparo aos que necessitarem de respirador e cuidados especializados.
De acordo com o secretário de Saúde do DF, Francisco Araújo, o Instituto de Cardiologia do DF (ICDF) abrirá 30 leitos isolados somente para pacientes com a Covid-19. Além desses, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) terá outros 26 leitos com suporte respiratório.
“Ainda temos condições de atender. Nem o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está com a capacidade básica. Ainda estamos suportando o atendimento dos casos mais graves e observando os isolamentos domiciliares”, afirmou o secretário-adjunto de Assistência à Saúde, Ricardo Tavares.
Com relação aos 200 leitos no hospital de campanha a serem entregues no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, Araújo afirmou que está tudo dentro do coronograma. “Não se constroem tantos leitos da noite para o dia. A empresa contratada já está atuando. Inclusive, trabalhou todo o fim de semana”, afirmou.
