metropoles.com

Construção civil emprega 5,8% da força de trabalho no Distrito Federal

Resultados do perfil do ocupado na construção civil foi divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF)

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
construcao civil mao de obra trabalho reforma serviço especializado
1 de 1 construcao civil mao de obra trabalho reforma serviço especializado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF) divulgou, na manhã desta terça-feira (25/10), em cerimônia no Sindicato da Indústria da Construção Civil do DF (Sinduscon-DF), o perfil do ocupado na construção na área metropolitana de Brasília em 2021.

O boletim apresenta as principais características dos trabalhadores na construção na capital do país, e diz respeito ao público que residem na periferia metropolitana do Distrito Federal, composta pelos 12 municípios que compreendem o Entorno do DF. Os dados são da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED-DF), realizada mensalmente pelo IPEDF e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

De acordo com o levantamento, a construção civil é responsável por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) distrital. Em 2021, a população ocupada no DF foi estimada em 1,35 milhão de pessoas. Deste número, 78,9 mil estavam realizando atividades relacionadas a construção, o que representa 5,8% dos ocupados na capital.

Na periferia metropolitana do DF, o setor é ainda mais importante. No mesmo período, a área alcançou 64,2 mil pessoas, representando 12,8% do total da população ocupada nesses municípios, o que indica que uma a cada dez pessoas trabalham na construção.

Perfil sociodemográfico

Cerca de 95,3% (75,1 mil) da força de trabalho, em 2021, eram do sexo masculino. As mulheres que atuaram no setor somaram 4,7% (3,7 mil). A predominância masculina nas ocupações é mais intensa na construção que nos demais segmentos produtivos da capital federal, onde os homens representaram 49,6% das ocupações de 2021.

Em relação a raça/cor, as pessoas que se declararam negras apresentaram uma participação acima da média no DF (81,90%).

A diretora de Estatística e Pesquisas Socioeconômicas do Instituto, Clarissa Schlabitz, explicou que o estudo mostra, de um lado, que o setor tem grande relevância no mercado de trabalho, empregando quase 6% dos ocupados do DF e 12% da periferia metropolitana do Distrito Federal.

“De outro lado, a construção apresenta grande informalidade ocupacional, colocando seus ocupados em uma situação de maior vulnerabilidade. Diante desse retrato, há espaço para aprimorar o mercado de trabalho da construção, fortalecendo ainda mais seu papel estratégico na geração de emprego em renda da região”, finalizou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?