Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Distrito Federal

Comportas da Barragem do Paranoá são abertas e GDF alerta população

Defesa Civil e Bombeiros vão monitorar ação, órgãos pedem que pessoas tomem cuidado. Veja orientações

09/12/2021 21:55, atualizado 10/12/2021 09:13
Michael Melo/Metrópoles
Barragem do Paranoá

As comportas da Barragem do Paranoá foram abertas às 8h15 desta sexta-feira (9/12). A ação ocorre devido à possibilidade de aumento na cota do nível de água do Lago Paranoá. O objetivo é reduzir esse nível e minimizar o impacto da água.

Foi emitido um alerta conjunto nessa quinta-feira (8/12) pelos órgãos que participam da ação: a Defesa Civil do Distrito Federal (DCDF), o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e a CEB GERAÇÃO S/A (CEB).

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

Veja a Barragem do Paranoá: 

Comportas da Barragem do Paranoá são abertas e GDF alerta população - destaque galeria
3 imagens
Comportas da Barragem do Paranoá são abertas e GDF alerta população - imagem 2
Comportas da Barragem do Paranoá são abertas e GDF alerta população - imagem 3
Comportas da Barragem do Lago Paranoá abertas
1 de 3

Comportas da Barragem do Lago Paranoá abertas

Acácio Pinheiro / Agência Brasília
Comportas da Barragem do Paranoá são abertas e GDF alerta população - imagem 2
2 de 3

CBMDF/Divulgação
Comportas da Barragem do Paranoá são abertas e GDF alerta população - imagem 3
3 de 3

Igo Estrela/Metrópoles
“O procedimento consta em norma regulamentar de controle de vazões do Lago do Paranoá e no Plano de Segurança da Barragem. Esta medida visa executar os procedimentos no período diurno, possibilitando as ações necessárias para a manutenção da segurança e minimizando o impacto à população”, afirma a nota enviada pelos órgãos.

Veja as orientações à população nos casos de abertura da barragem:

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF
  • Ficar atenta à previsão do tempo
  • Evitar córregos, rios e cachoeiras em caso de chuva ou previsão de chuva
  • Cadastrar o número de seus aparelhos celulares para o recebimento de ALERTAS por SMS da Defesa Civil. Enviem o número do CEP por SMS para 40199 (podem ser cadastrados mais que um CEP por número telefônico)
  • Evitar as margens e o leito do rio abaixo da represa
  • Ao ouvir a sirene, se deslocar para o ponto mais alto possível, caso esteja no vale do rio abaixo da represa
  • Caso abordados pela equipe de varredura do CBMDF, Defesa Civil ou CEB, seguir as orientações de segurança
  • Em caso de emergência, como alguém ser levado pelas águas, ficar ilhado ou desaparecido, acionar imediatamente o CBMDF e a Defesa Civil
  • Não tentar realizar qualquer procedimento de salvamento caso não tenha treinamento ou equipamento para isso