Cometa raro poderá ser visto no céu de Brasília nesta sexta (3/2)
Última aparição do chamado "cometa verde" no céu do planeta Terra foi há mais de 50 mil anos. Fenômeno pode ser visto a olho nu

O cometa C/2022 E3 (ZTF) vai passar próximo da Terra e poderá ser visto entre os dias 1º e 10 de fevereiro no céu do Hemisfério Sul, o que inclui o Brasil. Em Brasília, o fenômeno poderá ser observado a partir das 20h desta sexta-feira (3/2).
De cor esverdeada, por conta da presença da substância cianeto, o cometa teve sua última aparição no céu do planeta Terra há mais de 50 mil anos, segundo cálculo dos cientistas.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF
Frequência de envio: Diário
Ver todasO local para a visualização do cometa deve ser bastante escuro, pois o brilho dele é considerado “fraco”. Embora possa ser visto a olho nu, o ideal é ter um binóculo. Os aplicativos de celular Stellarium ou Star Walk podem auxiliar na empreitada de localizar o cometa no céu.

Diferentes posições
No dia 4 de fevereiro, por exemplo, o cometa estará perto de uma estrela chamada Capela, que fica ao Norte, na linha do horizonte, e tem a cor azulada. Já no dia 10, o fenômeno será visível bem próximo de Marte, que fica numa posição mais alta no céu e emite um brilho alaranjado.
De acordo com o pesquisador, o cometa é definido como uma grande rocha coberta de “gelo sujo”.
Os pesquisadores não conseguem precisar a próxima vez em que o cometa vai passar pela Terra, já que depende de como Júpiter ou o próprio Sol vão influenciar na sua órbita.



