metropoles.com

Comércio do DF prevê abrir 4 mil vagas temporárias no fim do ano

Cerca de 50,5% dos lojistas têm expectativa de contratar novos funcionários neste fim de ano, segundo o Instituto Fecomércio

atualizado

Compartilhar notícia

Agência Brasil
imagem colorida carteiras de trabalho
1 de 1 imagem colorida carteiras de trabalho - Foto: Agência Brasil

Para suprir as demandas de eventos de fim de ano, como Black Friday, Natal e Réveillon, o comércio do Distrito Federal prevê abrir mais de 4 mil vagas temporárias. Segundo o Instituto Fecomércio, o índice de lojistas que têm interesse em contratar novas pessoas é o maior dos últimos 7 anos: cerca de 50,5%.

Os dados disponibilizados pela “Pesquisa de Contratação de Mão de Obra Temporária” mostram que mais de 70% dos comerciantes pretendem contratar no mês de novembro. Já para a primeira quinzena de dezembro, 23,67%  possuem o interesse em contratações.

Para o Natal, um dos eventos mais aguardados do ano, a expectativa de contratação sobe de 50,5% para 68,36% nos comércios de calçados, cama, mesa e banho, cosméticos e perfumarias, eletrônicos, materiais esportivos, supermercados e vestuários e acessórios.

Também foi registrado pelo levantamento de 2023, que a taxa de não contratação é de 44%, a menor desde 2017. Porém, o estudo mostra que o índice de empresários que demonstram indecisão sobre contratações subiu de 0,6% para 5,1% em relação a 2022.

Natal no comércio do DF

Segundo José Aparecido Freire, presidente da Fecomércio, há um otimismo para o Natal porque é a melhor época do ano para os comerciantes.

“Nosso setor avalia que esses números positivos refletem o atual momento da economia, com registro de queda na inflação, reduções da taxa Selic, aumento no nível de empregabilidade e reajustes concedidos aos trabalhadores do setor público e privado”, explica.

Efetivação do contrato

Ainda segundo o Fecomércio-DF, 70% dos comerciantes consideram a possibilidade de efetivação dos trabalhadores após o fim dos contratos temporários.

A pesquisa também mostra que o perfil do trabalhador será relevante para conquistar o emprego após o período de teste. Dentre as principais características que serão destacadas, estão:

  • Proatividade (23,48%);
  • Experiência (18,46%);
  • Flexibilidade de horário (16,58%);
  • Local de moradia (11,11%);
  • Disponibilidade de tempo integral (9,14%).

Os dados foram levantados nos períodos de 18 de Setembro a 6 de Outubro de 2023. A amostra coletou respostas de mais de 410 empresas de mais de 20 segmentos básicos do setor de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?