metropoles.com

Comércio do DF abre 3,5 mil vagas para o Natal; 52% serão efetivados

Em 2021, a expectativa de contratações temporárias ficou em torno de 1,8 mil vagas disponíveis. É a maior expectativa dos últimos cinco anos

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Shoppings estão investindo pesado em campanhas natalinas – Alameda Shopping em Taguatinga – Brasília, DF – 27/10/2015
1 de 1 Shoppings estão investindo pesado em campanhas natalinas – Alameda Shopping em Taguatinga – Brasília, DF – 27/10/2015 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Neste fim de ano, o comércio do DF, prevê aumento de 62%  nas contratações temporárias em comparação com 2021. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio-DF) estima que 3,5 mil postos de trabalho devem ser criados para reforço das equipes de venda. No ano passado, a expectativa ficou em torno de 1,8 mil vagas disponíveis.

A boa notícia é que quem for contratado no fim deste ano tem grande chance de ser efetivado na vaga. Segundo a Fecomércio, a possibilidade de que esses funcionários se tornem efetivos na empresa é de 52,67%.

As admissões devem aquecer a economia do DF a partir da primeira quinzena de novembro, período em que 34% dos contratos de trabalho começam a ser fechados, segundo os empresários consultados. A maioria, porém, deve contratar ao longo da primeira quinzena de dezembro (44%).

Se os temporários tiverem um bom desempenho, forem dedicados e as perspectivas de melhoria nas vendas se confirmarem, os contratados temporariamente podem ser incorporados ao quadro de pessoal das lojas, segundo a pesquisa do Instituto Fecomércio.

“Para ser efetivado em uma vaga temporária, o trabalhador deve se atentar para as qualidades que o permitam crescer dentro do ambiente de trabalho. Assiduidade, proatividade, vontade de aprender, higiene no local de trabalho e saber ouvir o cliente são características essenciais”, diz o presidente do Fecomércio, José Aparecido Freire.

Além disso, Freire orienta que o candidato fique atento às orientações diárias que são passadas pelo empregador. “Isso fará com que ele trabalhe de forma alinhada à missão da empresa, aumentando suas chances de conquistar uma vaga definitiva”, ressalta.

Para a recrutadora e especialista em recolocação profissional, Karol Fabreto, a dica principal é vestir a camisa da empresa e se ver como um colaborador, mesmo em uma vaga temporária. “Os funcionários contratados são escolhidos com base na performance deles. Por isso, é importante mostrar o seu melhor trabalho e se atentar à cultura da empresa, para saber o que é esperado profissionalmente”, detalha.

Segundo a psicóloga, entre as competências essenciais para uma contratação estão: trabalho em equipe, relacionamento interpessoal, conhecimento técnico, proatividade, comprometimento, inteligência emocional e flexibilidade.

“Esse profissional que vai conquistar a vaga é o que mais se destacar nas competências valorizadas pela empresa, o quanto foi pontual e acatou as regras. Além disso, é importante que esse funcionário manifeste desejo de efetivação e de permanecer no quadro de colaboradores”, acrescenta Karol.

Áreas de contratação

Segundo o balanço da Fecomércio, 29,82% dos lojistas consultados têm a intenção de contratar mais funcionários para reforço nas equipes de venda durante o Natal, Black Friday e Copa do Mundo. É a maior expectativa dos últimos cinco anos.

O segmento que mais deverá contratar neste fim de ano é o de minimercado, mercearia e armazéns, com média de 10 trabalhadores temporários. Os supermercados aparecem em seguida, com 8,67. Padaria e confeitarias (3,78), lojas de calçados (3,28), eletrônicos (3,7) e cabeleireiros (2,75) aparecem na sequência.

Pesquisa do Instituto Fecomércio-DF

O presidente José Aparecido ressalta que as informações do IF-DF são primordiais para o monitoramento da economia do Distrito Federal em períodos de datas comemorativas. A pesquisa ajuda os empresários no planejamento dos estoques e a decisão sobre contratação.

Foram consultadas empresas de porte micro, pequeno, médio e grande. Os dados são do levantamento feito pelo Instituto Fecomércio-DF (IF-DF), que ouviu 503 lojistas de 29 segmentos, em diferentes regiões da capital federal.

Sobre as localidades, 27,3% se situam no Plano Piloto, enquanto 72,7% nas demais regiões administrativas. Lojas de shopping representam 13,5% da amostra, ante 86,5 no comércio de rua. A coleta dos dados aconteceu entre 20 de setembro e 3 de outubro de 2022.

Vagas disponíveis

O Sindicato do Sistema Comércio (Sindivarejista) abriu as inscrições para trabalhadores temporários de fim de ano, por meio do Balcão de Empregos. A plataforma on-line foi criada pelo sindicato, em 1998, para fornecer mão de obra ao comércio, principalmente em datas comemorativas, como o Natal.

O cadastro deve ser realizado no site da entidade. É preciso inserir dados pessoais, telefones e outros meios de contato, experiências profissionais, área de interesse e uma foto. O contato é feito assim que uma vaga surge com o perfil do candidato.

O site funciona também em outras épocas do ano. Por isso, pelo menos uma vez a cada seis meses, o candidato deve utilizar a plataforma para manter o cadastro ativo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?