Com pista de skate, Ibaneis inaugura Praça do Povo, no Setor Comercial Sul

O local público tem 2,8 mil metros quadrados. Trinta novos pontos de iluminação pública, com 36 luminárias de LED, foram instalados

atualizado 04/10/2021 19:36

governador ibaneis rocha durante Assinatura do decreto de nomeação dos 437 aprovados no concurso da Secretaria de Educação_-6Gustavo Moreno/Especial Metrópoles

O governador Ibaneis Rocha reinaugurou, nesta segunda-feira (4/10), a Praça do Povo, no Setor Comercial Sul. O espaço passou por reforma que inclui novas calçadas, mobiliário urbano renovado, com pista de skate, área para quiosques e acessibilidade. As obras duraram seis meses e custaram R$ 1,5 milhão.

“O Setor Comercial Sul é uma das áreas mais tradicionais do Distrito Federal e vem abandonado há muitos anos, precisando passar por uma reforma. Os comerciantes daqui clamavam por isso e a população precisa de mais espaços para diversão e restaurantes”, disse o emedebista.

“O nosso projeto começa pela Praça do Povo, que ficou lindíssima, diga-se de passagem, e vai pelas quadras do Setor Comercial, quadra 3, quadra 5, e nós vamos seguir reformando e requalificando todo o Setor Comercial Sul para que a gente possa atrair mais empresários”, completou.

O secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho, reforçou que virão outras etapas de obras no SCS e elogiou a reforma do espaço. “Eu achei maravilhoso remete a Brasília e é moderno, atual, e combina com a nossa cidade. O efeito da iluminação é fantástico. Ficou muito bacana”, declarou.

Manifestações culturais

O local público tem 2,8 mil metros quadrados. O projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e a Secretaria de Obras tocou a reforma. Segundo a Seduh, o projeto de revitalização levou em consideração as manifestações culturais e populares, como a prática de skate, hip-hop e rap. Diariamente, 150 mil pessoas transitam pela Praça do Povo.

Os bancos da nova praça, além de servirem para pedestres sentarem, podem ser usados por skatistas como obstáculos. Os sombreiros metálicos, usados como abrigo do sol durante o dia, transformam-se em luminárias à noite.

Trinta novos pontos de iluminação pública, com 36 luminárias de LED, foram instalados na praça. Outras 68 luminárias convencionais foram substituídas. A obra e a melhoria do sistema de iluminação, com 104 luminárias de LED para a praça, foram realizadas com recursos da Contribuição de Iluminação Pública (CIP), no valor total de R$ 167 mil.

De acordo com o governador, as obras quadras 3 e 5 do SCS devem ser licitadas ainda neste ano. “E as outras quadras para o próximo ano. Então, a gente espera começar aqui imediatamente, o mais rápido possível, [assim que] concluídas as licitações”, informou Ibaneis.

Últimas notícias