Com nova decisão, veja o que funciona no DF durante o feriado

Comércio volta a funcionar nesta quinta-feira (1º/4), nos horários estabelecidos mediante decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB)

atualizado 01/04/2021 9:17

Eixão do LazerRafaela Felicciano/Metrópoles

Os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Cristo são celebrados por católicos de todo o mundo, na Semana Santa. Os eventos têm início nesta quinta-feira (1º/4) e ápice no Domingo de Páscoa (4/4), impactando o funcionamento de diversos serviços no Distrito Federal.

A primeira alteração foi publicada no Diário Oficial (DODF) de segunda-feira (29/3), com decreto do Governo do Distrito Federal (GDF) tornando esta quinta-feira ponto facultativo para servidores. Pela tradição católica, a Quinta-Feira Santa remete à última ceia e à prisão de Jesus.

A Sexta-Feira Santa (2/4) é dia da Paixão de Cristo e feriado nacional desde 1995. Na data, são lembrados o sofrimento, a crucificação e a morte de Jesus. No Sábado de Aleluia (3/4), a comunidade católica espera, em vigília, a ressurreição de Cristo, o que ocorre no Domingo de Páscoa.

Após recentes decisões judiciais – que determinaram a volta do lockdown e, logo depois, a liberação das atividades econômicas –, comércios e serviços do DF precisaram ajustar seus horários de funcionamento no feriadão. O Metrópoles preparou um roteiro do que abre e o que fecha durante a Semana Santa.

Veja como ficou:

Comércio

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1derrubou a liminar que determinava a volta das medidas restritivas no Distrito Federal, a partir desta quinta-feira (1º/4). Desse modo, o comércio está liberado para funcionar, mas com horários específicos.

Academias, por exemplo, podem abrir das 6h às 21h. Bares e restaurantes, entre as 11h e as 19h; comércio de rua, das 11h às 20h. Já os salões de beleza, barbearias, esmalterias e centros estéticos devem respeitar os horários das 10h às 19h; clubes recreativos, das 6h às 21h; shoppings e centros comerciais, das 13h às 21h. O toque de recolher, das 22h às 5h, continua em vigor. Bebidas alcoólicas não podem ser comercializadas após as 20h.

De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista do Distrito Federal (Sindivarejista), o comércio fechará apenas na sexta-feira (2/4).

Bancos

Agências funcionam nesta quinta-feira (1º/4), da 10h às 14h. Fecham na sexta-feira (2/4).

Saúde

Devido à pandemia da Covid-19, o funcionamento das unidades de Saúde do DF será normal durante o feriado, o que inclui o atendimento em unidades de pronto atendimento (UPAs), unidades básicas de saúde (UBSs), hospitais e administração central.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) informou que não haverá atendimento na Sexta-Feira da Paixão. No sábado, o funcionamento é normal, das 7h às 18h. O Hemocentro não abre aos domingos. O agendamento permanece obrigatório, devido à pandemia de coronavírus, e pode ser feito pela internet ou por telefone.

Transporte

De acordo com a Semob, nesta quinta-feira, todos os coletivos estarão em operação normal, com tabela horária de dia útil. No feriado desta Sexta-Feira da Paixão, as linhas de ônibus do sistema de transporte público coletivo do DF funcionarão com tabela horária de domingo.

No fim de semana, o transporte coletivo terá funcionamento normal, conforme as tabelas regulares de sábados e domingos.

No metrô, o feriado impactará apenas a sexta-feira. O serviço funcionará no horário de feriado: das 7h às 19h. Nesta quinta, das 5h30 às 23h30.

Segurança e fiscalização

O feriado não altera o serviço operacional do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) e das polícias Militar e Civil. Os serviços operam em regime de escala e ininterruptamente. As atividades administrativas, no entanto, podem sofrer alterações.

Na quinta-feira, o Detran-DF irá funcionar normalmente. O atendimento ao público, porém, será realizado somente mediante agendamento prévio. Já na sexta-feira, o atendimento ao público e a área não irão funcionar, mas as equipes de fiscalização e engenharia de trânsito trabalharão.

No Departamento de Estradas e Rodagem (DER), na quinta-feira não terá atendimento presencial no setor de Multas e Penalidades, na sede do órgão. As operações de reversão de sentido nos horários de pico nas vias DF-003 e DF-095/BR-070 serão realizadas normalmente. Neste dia, por ser ponto facultativo, o Eixo Rodoviário estará aberto ao tráfego de veículos normalmente, bem como a faixa exclusiva de ônibus da EPNB permanece exclusiva apenas a coletivos, vans escolares e táxis.

Já na sexta-feira, as operações de reversão na subida do Colorado e na Estrutural/BR-070 não serão realizadas. Na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (DF-075), a faixa exclusiva para ônibus estará liberada para o tráfego de todos os veículos.

Outros serviços

Vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), os conselhos tutelares funcionarão – tanto no ponto facultativo, quanto na sexta – em regime de plantão, exclusivamente para receber denúncias para o plantão do CISDECA, por meio dos telefones 3234-8555 e 3234-2876.

Postos do Na Hora localizados em shoppings seguem os horários de funcionamento dos estabelecimentos, nesta quinta-feira. Quanto ao Procon-DF, haverá atendimento presencial na sede do Venâncio 2000, e a equipe de fiscalização funcionará nesta data.

Postos do Na Hora e Procon interromperão suas atividades no feriado do dia 2.

Já o Pró-Vítima funcionará em regime de plantão na quinta e na sexta-feira.

Os restaurantes comunitários estarão abertos na quinta e no sábado, mas ficarão fechados no sábado e normalmente não funcionam aos domingos.

No dia 1º de abril, todas as unidades dos Correios estarão funcionando normalmente. Já na sexta, não haverá atividade nas agências de atendimento e unidades de tratamento e distribuição.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) anunciou a suspensão do expediente na secretaria e nos ofícios judiciais do DF, entre os dias 31 de março e 4 de abril, em virtude do feriado forense para a Justiça local.

Dessa forma, serviços, julgamentos e prazos judiciais serão descontinuados, ficando automaticamente prorrogados para o 1º dia útil subsequente. Durante a suspensão do expediente, o TJDFT funcionará em regime de plantão, atendendo apenas medidas urgentes.

Na Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), não haverá expediente na quinta e na sexta-feira. Porém, as equipes de manutenção seguirão trabalhando em regime de plantão.

O Serviço de Limpeza Urbana (SLU) manterá os serviços de varrição, coleta seletiva e coleta convencional em funcionamento normal na quinta-feira. Na sexta, esses serviços funcionarão em regime de plantão e a Unidade de Recebimento de Entulho estará fechada.

Os Centros de Referência em Assistência Social (Cras) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) fecham apenas na sexta-feira. Os Centros Pop não fecharão.

Já as equipes de emergência e o teleatendimento da CEB-DF funcionam diariamente, atuando 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os canais virtuais da companhia seguem disponíveis para atender a população.

0
Lazer

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os espaços culturais administrados pela Secretaria de Cultura estão fechados temporariamente – assim como a Torre de TV.

Entretanto, o Eixão do Lazer (foto em destaque) é uma opção durante a sexta-feira e estará aberto a pedestres e ciclistas das 6h às 18h. Além do Jardim Zoológico de Brasília, aberto de terça a domingo de 9h às 17h. A entrada no Zoo é permitida somente até as 16h.

Parques

Todos os parques sob administração do Brasília Ambiental estarão funcionando normalmente durante o feriado. No momento, os eventos seguem suspensos e a única medida obrigatória é o uso de máscara.

Ainda assim, funcionários estão atentos para orientar os frequentadores em caso de aglomeração. Confira os horários de funcionamento:

Parque Recreativo do Gama

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Distrital das Copaíbas

  •  Aberto todos os dias, das 8h às 18h

Monumento Natural Dom Bosco

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Paranoá

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Sucupira

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico do Lago Norte

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico da Asa Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 20h

Parque Ecológico Olhos d’água

  • Aberto todos os dias. Portão principal das 5h30 às 20h e portões laterais das 6h às 18h

Parque Ecológico Ezechias Heringer

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico de Águas Claras

  •  Aberto todos os dias, das 5h às 22h

Parque Ecológico do Riacho Fundo

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Areal

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Veredinha

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Parque Ecológico Cortado

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Três Meninas

  • Aberto todos os dias, das 7h às 18h

Parque Vivencial do Anfiteatro Natural do Lago Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 18h

Parque Ecológico Península Sul

  • Aberto todos os dias, das 6h às 22h

Últimas notícias