Com longas filas, DF inicia imunização de pessoas com 35 anos. Veja onde se vacinar

Durante as primeiras horas do dia, foi possível observar grande movimento em busca do imunizante. Não é necessário realizar agendamento

atualizado 29/07/2021 12:23

Vacinação para pessoas com 35 anos ou maisRafaela Felicciano/Metrópoles

Começou nesta quinta-feira (29/7) a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 35 anos ou mais no Distrito Federal. Gestantes e puérperas a partir dos 18 anos também estão sendo imunizadas em 28 pontos específicos, tanto para primeira quanto para a segunda dose.

Sem necessidade de agendamento, basta o cidadão comparecer a um dos 61 pontos espalhados pela capital do país e levar documento de identificação com foto. Durante as primeiras horas de vacinação, foi possível observar movimento grande em busca do imunizante. O atendimento termina às 17h.

Às 11h, a fila do drive-thru no posto de vacinação do Estacionamento 13 do Parque da Cidade contabilizava centenas de motoristas à espera da imunização. No local, as vacinas começaram a ser aplicadas a partir das 9h.

Veja imagens do local:

0

A servidora pública Mariana Gomes completou 35 anos na terça-feira (27/7). “Estou feliz demais. Cheguei para vacinar por volta das 8h. Valeu a pena esperar. O que vale é vacina no braço”, comemora.

O militar Emilson Menezes, 36, chegou à fila por volta das 8h15. Ele disse que não se importou em esperar até as 11h15 para se imunizar. “Até na padaria tem fila. Faz parte ter de esperar. Estava muito ansioso, porque tenho medo de injeção. Não doeu. Estou feliz em receber a primeira dose”, afirmou.

Annelise Dias, 36 anos, esperou 2 horas na fila para tomar a primeira dose. “Já esperava ter que esperar. Eu achei que seria até mais tempo. Com certeza valeu a pena. Eu sei que tomar a vacina não é uma solução milagrosa mas tira a sombra do medo.”

Maria Isabel da Silva Sales, 38, é assessora parlamentar e também imunizou-se nesta 5°. Ela elogiou o sistema por ordem de chegada, sem agendamento. “Um processo inteligente e deu certo. Não tem problema esperar um pouco na fila. O importante é se vacinar. Estou muito contente que consegui.”

0

A nova faixa etária passa a ser contemplada após o DF receber, na última terça-feira (27/7), 55,8 mil doses da vacina Coronavac, sendo 27,9 mil para a primeira dose e na quarta (28/7), 30.420 doses da Pfizer, sendo 15.210 para a chamada D1.

Confira abaixo os locais de vacinação para pessoas a partir de 35 anos marcados com bola verde. Locais com bola laranja também aplicam segunda dose.

Gestantes e puérperas a partir dos 18 anos continuam sendo vacinadas em 28 pontos específicos para primeira ou segunda dose.

A Secretaria de Saúde informou que foi autorizada a intercambialidade da vacinação contra a Covid-19 para aquelas que tomaram AstraZeneca. Isso quer dizer que elas podem tomar a dose de reforço da Pfizer ou CoronaVac. A partir desta quinta-feira (29/7), a Secretaria de Saúde passa a disponibilizar a D2 para esse público seguindo a recomendação federal.

Confira os locais:

Últimas notícias