metropoles.com

Com cirurgias eletivas suspensas, ICDF também atrasa salários de empregados

A Fundação Universitária de Cardiologia informou ao Metrópoles que não recebeu recursos da Secretaria de Saúde para efetuar pagamentos

atualizado

Compartilhar notícia

EBC/DIvulgação
ICDF
1 de 1 ICDF - Foto: EBC/DIvulgação

Com cirurgias eletivas suspensas desde agosto deste ano por falta de recursos, a crise do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) chegou aos colaboradores. Os funcionários do instituto não receberam salário, que estava previsto para ser pago no quinto dia útil de outubro. Além disso, estão sem o vale-alimentação há dois meses.

A Fundação Universitária de Cardiologia, que administra o ICDF, confirmou o problema e disse que com “o atraso no repasse do recurso pela Secretaria de Saúde do DF não foi possível realizar o pagamento da folha na data prevista”.

De acordo com a fundação e a secretaria, ambos estão “empenhados em solucionar a questão o mais breve possível, pois reconhecem a relevância do trabalho de todos e os compromissos pessoais de cada um”, informou o ICDF por meio de nota ao Metrópoles.

O ICDF realizava em média de cinco cirurgias eletivas por dia, mas suspendeu o trabalho em agosto por falta de dinheiro.

Investigação

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) pediu que a Secretaria de Saúde e o Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) expliquem a suspensão de internações e de cirurgias cardiológicas ocorrida em agosto.

A decisão do relator utilizou a representação apresentada pela Segunda Procuradoria do Ministério Público de Contas do DF (MPC-DF) no final de agosto. Na peça, é pedido que a secretaria se explique sobre a paralisação dos procedimentos e também diga o que pretende fazer para resolver o problema.

Entre as reclamações, o MPC-DF destaca um contato feito por meio da ouvidoria do órgão. “Estamos em meio a uma guerra política entre o GDF e o ICDF há meses, com contrato de emergência entre os dois suspenso e crianças operando tardiamente via judicialização. Situação muito triste. Agora encerraram de vez [atendimentos e cirurgias] por falta de insumos”, diz a denúncia.

Em outro trecho, o MPC reclama do fato de o ICDF ser o único lugar da capital capaz de realizar diversos tipos de procedimentos. “Não temos onde operar essas crianças. Só o ICDF hoje faz essas cirurgias. Só no Hmib tenho três bebês na espera. Precisamos também de outro centro que acolha essas crianças e que não fique tudo concentrado só no ICDF, a demanda é grande e eles precisam de ajuda”, registra o órgão de Contas.

0

A Secretaria de Saúde informou por meio de nota que o processo de pagamento do ICDF está em andamento.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?