metropoles.com

Racionamento de água em Planaltina e em Sobradinho vai até 21 de outubro

Segundo agências reguladoras, restrições no uso tem o objetivo de manter o abastecimento de produtores rurais, que só podem irrigar as plantações por três horas a cada dia

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Agência Brasília
21690073336_63436eaa36_k
1 de 1 21690073336_63436eaa36_k - Foto: Andre Borges/Agência Brasília

O racionamento do uso de água na Bacia do Pipiripau, que abastece as regiões de Planaltina e de Sobradinho, deve continuar até a próxima quinta-feira (21/10). Desde 23 de setembro, o uso do recurso hídrico na bacia está restrito por três horas, a cada dia.

Segundo a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) e a Agência Nacional de Águas (ANA), a ação foi tomada para garantir o abastecimento a produtores rurais de Planaltina e de Sobradinho durante a seca, já que a irrigação é a principal responsável pelo consumo de água nas regiões.

Seca
De acordo com a agência do DF, há cinco anos, uma comissão analisa o nível de água na bacia no período de estiagem. Devido às condições climáticas desta época do ano, é comum haver restrição. Neste ano, a medida começou depois de terem sido detectadas quantidades de vazão consideradas críticas em dois dos cinco pontos de monitoramento do reservatório.

O coordenador de Fiscalização da Adasa, Hudson Rocha de Oliveira, afirma que o racionamento pode ser prorrogado caso os pontos medidos apresentem resultados que requeiram atenção. Sete servidores da Adasa trabalham na fiscalização da bacia, e quatro estações fixas aferem o abastecimento todos os meses. Para o controle da água, a agência mantém parceria com a ANA.

Previsão de chuva
O Instituto Nacional de Meteorologia não prevê chuva para o Distrito Federal até pelo menos o fim de outubro. Até lá, a umidade relativa do ar deverá ficar entre 15% (por volta das 15 horas) e 50% (em torno das 6 horas). Segundo o instituto, as primeiras chuvas poderão chegar fortes, eventualmente, com granizo.

Bacia do Pipiripau
A maior parte da bacia hidrográfica do Ribeirão Pipiripau está localizada no Distrito Federal (90,3%). O restante está em Goiás. A reserva tem 235 quilômetros quadrados de área total e é responsável por abastecer Planaltina e Sobradinho.

Com informações da Agência Brasília

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?