*
 

As previsões de tempestades fortes no Distrito Federal para esta quarta-feira (1º/11) mudaram. Um alívio para quem estava preocupado com a possibilidade de ventanias anunciadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu um alerta laranja, sinal que apontava risco de temporais e ventos de até 100km/h para hoje. Também chegou a prever chuva de granizo em regiões isoladas.

Às 7h15, o Inmet informou à reportagem do Metrópoles que havia risco de violentas pancadas de chuva, no entanto, revisou seus prognósticos no final desta manhã. A previsão era de que os temporais castigassem a cidade antes das 9h, mas, como não ocorreram, o alerta foi retirado. Segundo a chefe da meteorologia do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida, revisões como esta são normais.

De acordo com a meteorologista, o sinal de tempestade foi enviado porque havia, ainda na terça, uma condição atmosférica favorável para chuvas fortes. Por precaução, o órgão optou por soltar o comunicado.

“Na terça, o aviso estava válido, pois houve registro de chuva muito forte em Luziânia, Catalão e Goiânia, cidades bem próximas ao Distrito Federal”, disse.

O Inmet chegou a alertar para o risco de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Novos alertas
Apesar de o Inmet tranquilizar a população, a Subsecretaria da Defesa Civil alertou para chuvas fortes na região do Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural; e no Plano Piloto. As precipitações podem, inclusive, causar alagamentos em alguns pontos.

Um novo alerta, desta vez amarelo, foi emitido pelos meteorologistas às 12h desta quarta. O aviso traz previsões de chuvas intensas, acompanhadas de ventos de até 60 km/h até o fim do dia.

 

Veja os últimos registros da chuva na capital:

 

 

COMENTE

DFinmettempestadealertaPrevisão
comunicar erro à redação

Leia mais: Clima