metropoles.com

Inmet revisa previsão e não há mais risco de tempestade nesta quarta

Às 7h15, o instituto havia estimado ventos de até 100km/h em regiões do DF, mas o sinal de alerta se dissipou às 9h desta manhã

atualizado

Compartilhar notícia

MICHAEL MELO/METRÓPOLES
Tempestade
1 de 1 Tempestade - Foto: MICHAEL MELO/METRÓPOLES

As previsões de tempestades fortes no Distrito Federal para esta quarta-feira (1º/11) mudaram. Um alívio para quem estava preocupado com a possibilidade de ventanias anunciadas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O órgão emitiu um alerta laranja, sinal que apontava risco de temporais e ventos de até 100km/h para hoje. Também chegou a prever chuva de granizo em regiões isoladas.

Às 7h15, o Inmet informou à reportagem do Metrópoles que havia risco de violentas pancadas de chuva, no entanto, revisou seus prognósticos no final desta manhã. A previsão era de que os temporais castigassem a cidade antes das 9h, mas, como não ocorreram, o alerta foi retirado. Segundo a chefe da meteorologia do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet, Morgana Almeida, revisões como esta são normais.

De acordo com a meteorologista, o sinal de tempestade foi enviado porque havia, ainda na terça, uma condição atmosférica favorável para chuvas fortes. Por precaução, o órgão optou por soltar o comunicado.

“Na terça, o aviso estava válido, pois houve registro de chuva muito forte em Luziânia, Catalão e Goiânia, cidades bem próximas ao Distrito Federal”, disse.

O Inmet chegou a alertar para o risco de corte no fornecimento de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Novos alertas
Apesar de o Inmet tranquilizar a população, a Subsecretaria da Defesa Civil alertou para chuvas fortes na região do Setor de Chácaras Santa Luzia, na Estrutural; e no Plano Piloto. As precipitações podem, inclusive, causar alagamentos em alguns pontos.

Um novo alerta, desta vez amarelo, foi emitido pelos meteorologistas às 12h desta quarta. O aviso traz previsões de chuvas intensas, acompanhadas de ventos de até 60 km/h até o fim do dia.

 

Veja os últimos registros da chuva na capital:

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?