Inmet emite alerta laranja com perigo por risco de tempestade no DF

Ventos tendem a ser intensos e podem chegar a até 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo

atualizado 27/10/2020 9:03

Torre de TV e chuva em BrasíliaRafaela Felicciano/Metrópoles

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja, sinalizando perigo por risco de tempestade no Distrito Federal, em Goiás e em parte do Mato Grosso. A previsão é de que chova entre 30 e 60 mm por hora ou 50 e 100 mm/dia. Os ventos tendem a ser intensos e podem chegar a até 100 km/h. Também há possibilidade de queda de granizo.

Com céu parcialmente nublado, a mínima registrada na madrugada desta terça-feira (27/10) foi de 17ºC. Para o dia, a máxima prevista é de 26ºC. A umidade relativa do ar varia entre 50% e 95%.

Segundo o meteorologista Heráclio Alves, do Inmet, o aviso de perigo foi emitido até as 11h desta terça e pode ser revisado. “No início do período chuvoso, é comum as pancadas de chuva forte, tempestades, devido a convergência de temperatura e umidade altas, por isso que no período da tarde é mais comum”, diz.

O Inmet alerta que, em caso de rajadas de vento, ninguém se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas. Os motoristas também são orientados a não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Se possível, ao perceber que as precipitações estão fortes, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia de casa. Em caso de emergência, a Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) podem ser acionados.

Últimas notícias