metropoles.com

Inmet alerta para temporais e ventos de até 100 km/h no DF

Instituto e Defesa Civil emitiram aviso na tarde desta quinta e que valem até as 15h de sexta. Pode chover 60 mm no período

atualizado

Compartilhar notícia

Andre Borges/Esp. Metrópoles
avre
1 de 1 avre - Foto: Andre Borges/Esp. Metrópoles

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram avisos de chuvas e ventos fortes no Distrito Federal nesta quinta-feira (05/12/2019). O estado de alerta é válido para todo o DF e Goiás até as 15h desta sexta-feira. Rajadas de vento podem atingir os 100 km/h e o índice de pluviosidade deve chegar a 60 mm/h, o suficiente para derrubar árvores (foto em destaque) e causar alagamentos.

Segundo a meteorologista do Inmet Andreia Ramos, as medições levam em conta as características atmosféricas e não necessariamente significam que as tempestades atingirão todas as regiões com a mesma intensidade.

“Hoje já registramos 68,4 mm na estação de Águas Emendadas, em Planaltina. Também choveu no Paranoá e Plano Piloto”, afirmou a especialista.

Todo cuidado é pouco

É importante seguir as recomendações e não estacionar perto de árvores, torres ou placas de publicidade. Em caso de emergência, a população pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199.

O alerta do Inmet também pede que as pessoas evitem se abrigar sob árvores durante uma tempestade e que desliguem os eletrodomésticos, bem como o quadro de energia geral.

Nesta quinta, conforme a meteorologista Andreia Ramos, o DF registrou mínima de 19ºC e máxima de 29,6ºC. A umidade relativa do ar variou entre 95% e 45%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?

Notificações