metropoles.com

Estado de emergência. Para o governo, a seca já começou no DF

Com um mês de abril sem chuvas, governador decretou estado de emergência ambiental. Bombeiros ficam em alerta para possíveis incêndios florestais

atualizado

Compartilhar notícia

Corpo de Bombeiros/Divulgação
ArgDZJcESt48WwwsT_NThMprW9PpcsA6wPzsLRTV5nP9
1 de 1 ArgDZJcESt48WwwsT_NThMprW9PpcsA6wPzsLRTV5nP9 - Foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação

Abril já está no fim e o mês não viu uma única gota de chuva. A seca antecipada chamou a atenção do Governo do Distrito Federal, que decretou estado de emergência ambiental até novembro. A medida viabiliza a contratação temporária de brigadistas e aquisição de equipamentos de combate a incêndio para o período de estiagem sem a necessidade de licitação

Bombeiros também podem ser deslocados para os parques ecológicos do DF, maiores alvos das queimadas. Segundo o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), o edital, com número de profissionais que serão contratados e demais itens está em processo de elaboração e será publicado em breve.

Para a especialista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Dorinha Azevedo, a seca costuma ter início em maio, mas de vez em quando aparece mais cedo, caso deste ano. “As pessoas sentem mais porque abril costuma ser um mês quente. Sem chuva e com baixa umidade, a sensação é maior”, explica.

Para quem não aguenta mais o calor, as notícias são boas. “Há uma tendência de que a umidade esteja mais elevada nos próximos dias, podendo até chover”. A previsão é que nesta quarta-feira (27/4) pancadas de chuvas sejam registradas em áreas isoladas do DF.

Compartilhar notícia