metropoles.com

Com chuva deste sábado, agosto fica 44% acima da média histórica no DF

Índice chegou a 20,1 mm neste sábado, ante os 13,9 mm de média para o mês. Previsão é de mais chuva para o domingo

atualizado

Compartilhar notícia

Felipe Menezes/Metrópoles
chuva seca df estiagem chão gotas
1 de 1 chuva seca df estiagem chão gotas - Foto: Felipe Menezes/Metrópoles

As chuvas que atingiram vários pontos do Distrito Federal neste sábado (25/8) fizeram o índice pluviométrico de agosto ficar 44,6% superior à média histórica para o mês. Até hoje, foram registrados 20,1 milímetros, sendo que a média de agosto no DF é de 13,9mm.

Moradores do Lago Sul, Plano Piloto, de cidades vizinhas a Taguatinga e Ceilândia, e das regiões administrativas próximas à Saída Sul, como Gama e Santa Maria, registraram as precipitações.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as estações de medição registraram, entre as 18h e as 19h deste sábado, 4,2 mm em Brasília e 2,6mm em Águas Emendadas.

Para o meteorologista Hamilton Carvalho, o ciclo de chuvas em agosto de 2018 está dentro da normalidade. “A gente trabalha com uma média. No ano passado, por exemplo, não choveu. Mas é comum ter duas, três chuvas em agosto. Neste ano, foi um pouco mais, mas nada fora do normal”, explicou.

Para o domingo, a previsão é céu nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. A temperatura mínima é de 17ºC e a máxima chega aos 30ºC nas horas mais quentes do dia. Pela madrugada, a umidade relativa do ar é estimada em 90% e pode cair até 40%.

Compartilhar notícia