CLDF: sessão Plenária é retomada com debates sobre taxação e Bolsonaro

A primeira sessão Plenária do segundo semestre de 2025 da CLDF aconteceu nesta terça-feira (5/8), após recesso parlamentar

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Igo Estrela/ Metrópoles
Plenário da CLDF - Metrópoles
1 de 1 Plenário da CLDF - Metrópoles - Foto: Igo Estrela/ Metrópoles

A primeira sessão Plenária do segundo semestre de 2025 que retomou as atividades na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), após recesso parlamentar foi marcada por debates sobre democracia, taxação e a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A reunião ocorreu nesta terça-feira (5/8).

Ao iniciar a reabertura, o presidente da Casa, deputado Wellington Luiz (MDB), falou sobre o balanço do primeiro semestre da casa legislativa. Segundo ele, 134 preposições foram aprovadas pelos distritais: “Desses, se destacam projetos que garantem a segurança de mulheres, crianças e idosos”.

Após mencionar que um dos compromissos da Casa ao longo do ano será a revisão do Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), Wellington Luiz passou a palavra para outros parlamentares.

Primeiro a discursar, o deputado Chico Vigilante (PT) concordou com a importância do PDOT e chamou atenção dos brasilienses para o impacto que a reforma tributária causará no DF. Vigilante também criticou a situação política atual do Brasil.

Apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro, o distrital Thiago Manzoni subiu no púlpito e usou o tempo de fala para atacar Alexandre de Moraes. “Sancionado internacional por infligir direitos humanos”, declarou Manzoni.

Enquanto tecia críticas ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o distrital citou a existência de um “judiciário paralelo” e disse que esse “Poder” prendeu os envolvidos em 8 de janeiro.

“Não é à toa que [Alexandre de Moraes] foi punido com a lei Magnitsky. O Brasil está sendo sancionado com tarifas em diversos produtos. Hoje o maior país livre do mundo [fazendo referências aos Estados Unidos] não vê o Brasil como democracia. Hoje o Brasil é uma ditadura”, disse o deputado.

“O que estamos esperando? Se não formos para a rua agora, amanhã será tarde demais. A luta hoje não é entre a direita e a esquerda. A luta é pela liberdade do Brasil. Convoco e convido o povo brasileiro para ir para as ruas por sua liberdade”, afirmou.

“Bandeira verde, amarelo e azul”

Logo após a fala de Manzoni, o deputado Fábio Félix (PSol) criticou a ausência do governador, da vice-governadora ou de representantes do governo para falar sobre projetos para o DF ao longo da primeira sessão da CLDF.

“Pela primeira vez em 7 anos, a sessão solene não contou com a presença do governador Ibaneis Rocha (MDB), da vice-governadora Celina Leão (PP) ou de algum representante do governo. […] Talvez não estejam aqui porque vivemos uma crise”, disse Fábio.

Durante discurso, o distrital chamou Bolsonaro de “líder da quadrilha que queria dar golpe no Brasil” e comemorou a prisão domiciliar do ex-presidente: “Está preso agora, mas merecia mais”.

Privatização da Rodoviária

O deputado Gabriel Magno (PT) criticou a privatização da Rodoviária do Plano Piloto e disse que ocorrerá uma audiência pública na próxima semana para falar sobre o tema.

“O caos se instalou. As lojas estão fechando porque as pessoas não visitam mais. Estão cobrando R$ 12 por hora no estacionamento. Isso tudo é para atender os direitos privados, e não da população”, desabafou o distrital, que também contou que acompanhará o acordo firmado entre o GDF e o sindicato dos professores.

Antes de finalizar o discurso, Gabriel disse que a Justiça cumpriu “corajosamente” a prisão de Bolsonaro, relembrou a morte de Rubens Paiva – durante a ditadura militar – e criticou Eduardo Bolsonaro.

“O senador da República está lá nos Estados Unidos falando que Alexandre de Moraes desrespeitou a constituição dos Estados Unidos. Eles querem entregar o Brasil. […] A democracia brasileira vai resistir”, pontuou.

PDOT

Max Maciel (PSol), por sua vez, discursou sobre a importância de votar o PDOT com responsabilidade: “Para que não seja aprovado com tratoraço”.

O parlamentar lembrou, ainda, a reunião técnica da Comissão de Transportes da CLDF, presidida por ele, e que abordará ao programa Vai de Graça. O evento ocorrerá na quarta-feira (6/8), a partir das 10h.

Max também comentou sobre uma segunda audiência pública que ocorrerá em agosto. Dessa vez a pauta será a regularização e implantação de saneamento básico no bairro Santa Luzia, na Estrutural.

Fechando o espaço de fala dos distritais, Jorge Viana (PSD) denunciou o caso de uma técnica de enfermagem do Pará que foi afastada após denunciar que servidores da área da saúde estavam limpando um hospital que não contratou equipe de limpeza para o local. O parlamentar repudiou a ação e pediu providências.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?