metropoles.com

CLDF derruba ampliação do tempo de vida útil de ônibus e circulação volta a ser de 7 anos

Deputados distritais aprovam PDL para fazer com que ônibus do sistema de transporte público circulem por apenas sete anos

atualizado

Compartilhar notícia

Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles
Rodoviária
1 de 1 Rodoviária - Foto: Jacqueline Lisboa/Especial Metrópoles

A Câmara Legislativa Distrito Federal (CLDF) anulou a ampliação do tempo de vida útil dos ônibus do sistema de transporte público do DF, nesta quarta-feira (25/08).

Projeto de Decreto Legislativo (PDL), apresentado pelo deputado distrital Chico Vigilante (PT), para a suspensão da ampliação foi aprovado com 13 votos favoráveis e uma abstenção.

O Governo do Distrito Federal (GDF) ampliou esse tempo de sete para 10 anos. A decisão foi a criticada dentro e fora da CLDF.

“A gente está vendo centenas de ônibus quebrados, caindo aos pedaços. Vemos passageiros esperando nas paradas. Portanto, isso é inaceitável”, afirmou Vigilante, quando apresentou o PDL.

Por se tratar de um PDL, a proposta não precisa passar pela sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB). Basta publicação no Diário da CLDF.

Confira o PDL:

Outro lado

Segundo a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob), a ampliação do tempo de vida útil teve como finalidade equilibrar os contratos em função da baixa demanda por transporte coletivo durante a pandemia da Covid-19.

A pasta afirmou que a mudança do período de renovação seria apenas para os contratos atuais. Para os novos, será mantida a idade mínima da frota de 7 anos para fim de renovação.

Compartilhar notícia