metropoles.com

CLDF convoca secretário de Saúde para esclarecer vacinação em Brasília

A Comissão da Vacinação da Casa divulgou nesta segunda-feira o plano de trabalho para fiscalizar a aplicação do imunizante no DF

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/CLDF
Comissão de Vacinação Covid-19
1 de 1 Comissão de Vacinação Covid-19 - Foto: Reprodução/CLDF

A Comissão Especial de Vacinação da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) divulgou nesta segunda-feira (18/1) o plano de trabalho para fiscalizar a imunização contra o novo coronavírus em Brasília. Preocupados com a logística, datas e andamento de todo o processo, os parlamentares vão fazer uma série de ações dentro de suas competências a fim de informar e ajudar a população.

A primeira delas ocorre nesta terça-feira (19/1), quando o secretário de Saúde, Osnei Okumoto, participará de audiência pública com oitiva, às 16h30. A medida visa esclarecer qual será a capacidade da Secretaria de garantir insumos e de operacionalizar a campanha de vacinação, de modo a assegurar a imunização da população no DF o mais rápido possível.

O plano foi apresentado pelos integrantes da comissão, os deputados Fábio Felix (presidente), Jorge Vianna (vice), Rodrigo Delmasso (relator) e os distritais João Cardoso (Avante) e Iolando Almeida (PSC). Conforme anunciou o GDF, a vacinação na capital começa nesta terça-feira (19/1), às 10h.

0

 

Eles ainda apresentaram no documento ações fiscalizatórias como a realização de diligências nos postos de vacinação do DF, assim que a imunização começar. O DF prevê dezenas de postos de vacinação e os parlamentares podem, no exercício de suas atribuições fazerem esse tipo de ação.

“Serão realizadas audiências públicas e diligências fiscalizatórias externas, para que contribua para o aperfeiçoamento do plano de vacinação contra o novo coronavírus e garanta a sua execução, da forma mais ágil possível”, afirmou o presidente da comissão, deputado Fábio Félix.

“Conforme coletiva realizada, a vacinação vai se dar nos hospitais públicos. A segunda vacinação vem em 14 dias. O próximo passo, ainda dentro dessas 100 mil doses é vacinar os profissionais nas unidades de saúde privadas. Só que não tem doses suficientes. Isso será parte dos questionamentos realizados ao secretário de Saúde nesta terça-feira (18/1). Vamos questionar tudo o que houver de dúvida. Eles precisam apresentar como serão as prioridades, pois não tem vacina suficiente nessa primeira leva”, afirmou o presidente da comissão, Fábio Félix.

O deputado João Cardoso também adiantou: “Vamos acompanhar a vacinação a partir de manhã no Hran”.

Audiências públicas e oitivas

As audiências e oitivas serão realizadas com a participação da sociedade civil e oitivas de autoridades responsáveis pelo Plano de Vacinação contra a Covid-19 no DF. As audiências têm a finalidade de informar a população sobre a eficácia da vacinação contra a covid-19, colaborar para o aperfeiçoamento do Plano de Vacinação elaborado pela Secretaria de Saúde do DF, e divulgar as informações a ele pertinentes.

A primeira será com o secretário de Saúde. Na quarta-feira (20/1), às 18h, ocorre audiência pública da Comissão de Educação Saúde e Cultura (CESC) com Maurício Zuma, presidente do Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz, BioManguinhos.

O BioManguinhos, vinculado à Fiocruz, será responsável pela produção da vacina da Universidade de Oxford/AstraZeneca no Brasil. O objetivo da audiência é inquirir sobre a capacidade de produção e eventuais possibilidades de oferecimento da vacina à população do DF.

Ainda serão agendadas audiências com outros fornecedores de vacinas: Instituto Butantan e Neoquímica. Além disso, serão chamadas autoridades governamentais federais responsáveis pela homologação e distribuição dos imunizantes: Anvisa e Ministério da Saúde.

Há a previsão de audiências com autoridades do Governo do Distrito Federal, responsáveis por pesquisas científicas na área de imunização, pela operacionalização da campanha de vacinação e pelo orçamento destinado a essas políticas.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?