metropoles.com

CLDF aprova projeto que define Odir de 20% para todo o DF

A Odir é uma taxa exigida para expedir alvará de funcionamento ou de construção para quem expandir obra para além do coeficiente básico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Vinícius Schimidt/ Metrópoles @vinicius.foto
Fachada CLDF
1 de 1 Fachada CLDF - Foto: Vinícius Schimidt/ Metrópoles @vinicius.foto

Um Projeto de Lei (PL) que visa instituir um valor fixo da taxa Odir no DF– instrumento jurídico da Outorga Onerosa do Direito de Construir –  foi aprovado nesta terça-feira (1º/10) na Câmara Legislativa (CLDF).

A Odir é uma taxa exigida pelo estado para expedir alvará de construção ou de funcionamento para quem expandir obra para além do coeficiente básico estipulado em cada região. Segundo o Executivo, a cobrança tem como objetivo “promover a justa distribuição dos benefícios do processo de urbanização, considerando que constitui contrapartida pelo aumento do potencial construtivo de unidade imobiliária”.

De autoria do GDF, o projeto prevê uma taxa de 0,20 (o que corresponde a 20%) que será cobrada em todas as cidades do DF. Além disso, a proposta permite que o valor seja parcelado, porém também estabelece que a emissão da carta habite-se fique condicionada ao pagamento integral da Odir.

Durante a votação, uma emenda que isenta a exigência da taxa foi juntada ao PL. Aprovada pela base do governo, ela determina que quem construiu entre o coeficiente básico ao máximo a partir de 2019 fica isento do pagamento da Odir.

Os lotes registrados a partir da publicação da Lei de Uso e Ocupação do Solo (Luos), em 16 de janeiro de 2019, já nasceram com esse coeficiente máximo pensado para a infraestrutura do espaço. A isenção é para os parcelamentos novos, feitos após 2019, que não passaram por alteração legal.

Uma segunda emenda, de autoria do deputado Tiago Manzoni (PL), foi apresentada com o objetivo de reduzir a Odir para 0,02, ou seja, valor 10 vezes menor. Contudo, a proposta foi rejeitada.

O PL foi aprovado por  16 deputados distritais. Agora, o projeto segue para sanção do governador do Distrito Federal.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?