metropoles.com

Cine Brasília exibe sessão de série documental sobre trajetória de JK

Cinema mais tradicional de Brasília exibirá, nesta 3ª feira, terceiro capítulo da obra JK, o Reinventor do Brasil, produzida pela TV Cultura

atualizado

Compartilhar notícia

Arquivo Público do DF
Juscelino Kubitschek
1 de 1 Juscelino Kubitschek - Foto: Arquivo Público do DF

O Cine Brasília exibirá, com exclusividade, na noite desta terça-feira (28/11), o terceiro capítulo da minissérie documental JK, o Reinventor do Brasil.

Produzida pela TV Cultura, a obra narra, em ritmo de podcast, a história do ex-presidente Juscelino Kubitschek desde o dia do nascimento até o momento da morte, em um acidente de carro jamais elucidado.

Com linguagem didática, a série tem quatro episódios, de 50 minutos cada. O primeiro retrata a infância de Juscelino, em Diamantina (MG), e segue até a eleição dele ao Governo de Minas Gerais.

O segundo episódio  narra a eleição de JK para a Presidência da República e os desafios enfrentados até a posse — inclusive o de aprovar a transferência da capital federal, que era o Rio de Janeiro (RJ), para Brasília.

Já o terceiro episódio, exibido com exclusividade no cinema mais tradicional da cidade, detalha essencialmente a construção da atual capital do país.

“A série visa mostrar a história de um personagem brasileiro da importância de Juscelino. Queremos que as novas gerações conheçam a figura do ex-presidente e do legado dele para o país”, afirma o autor da minissérie e diretor-executivo da TV Cultura, Fábio Chateaubriand Borba.

Nova abordagem

O quarto e último capítulo aborda desde a cassação de JK até a morte do ex-presidente, em um acidente na Rodovia Presidente Dutra, conhecida anteriormente como Estrada Rio—São Paulo.

“Juscelino foi o brasileiro médio, que vem do interior com dificuldades financeiras, perde o pai cedo e é criado pela mãe, uma professora que lutou bastante pelos filhos”, conta Fábio Borba. “É essa epopeia que queremos levar para os jovens, com abordagens modernas, muita tecnologia e música.”

O diretor-Presidente da Casa de JK, em Diamantina, Serafim Jardim, participou do documentário e está no Distrito Federal para acompanhar a exibição da minissérie no Cine Brasília.

“Acompanhei JK nos últimos anos de vida. Estou na Casa de Juscelino, em Diamantina, há 40 anos. Lutando contra tudo e contra todos, mas, vencendo. A vida dele é grande demais e precisamos celebrá-la”, disse Serafim, enaltecendo a imagem do ex-presidente.

JK, o Reinventor do Brasil é uma produção para todas as faixas etárias. A série documental configura o maior trabalho iconográfico feito até o momento sobre a vida do ex-presidente.

Produzida a várias mãos e com o apoio de dezenas de instituições de arquivo público nacionais e internacionais, a obra conta com mais de 50 mil fotografias, 80 horas de vídeos captados e mais de mil horas de edição. Outro diferencial é a trilha sonora, que inclui canções marcantes das várias fases da vida de Juscelino.

Serviço

JK, o Reinventor do Brasil
Data: terça-feira (28/11)
Horário:
20h
Local: Cine Brasília (Entrequadra 106/107 Sul, Asa Sul)
Entrada: a presença deve ser confirmada por meio deste link;
Classificação livre

Com informações da Agência Brasília

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?