metropoles.com

Biotic será inaugurado em 2 de abril, após imbróglio de 15 anos

Edifício de governança do Parque Tecnológico vai abrigar startups e empresas ligadas ao ramo. Entenda como vai funcionar o espaço

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela / Metrópoles
Visita ao Biotic (4) – Igo Estrela_Metrópoles
1 de 1 Visita ao Biotic (4) – Igo Estrela_Metrópoles - Foto: Igo Estrela / Metrópoles

O edifício de governança do Parque Tecnológico de Brasília – Biotic será inaugurado em 2 de abril, uma segunda-feira. O espaço, que ficou ocioso por quase 15 anos, será liberado por etapas para o setor produtivo e entidades ligadas ao empreendedorismo. A primeira cerimônia de abertura do local vai contar com a presença do governador Rodrigo Rollemberg (PSB) e da presidente da Microsoft na América Latina, Paula Bellizia.

Construído entre a Granja do Torto e o Parque Nacional de Brasília, o Biotic abrigará a Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF), startups e empresas das áreas de tecnologia da informação, comunicação e biotecnologia. A intenção é impulsionar o segmento na cidade e fazer com que a economia de Brasília não permaneça refém apenas do serviço público.

“O Brasil tem que olhar com carinho para as startups, pois geram muitos empregos. Nossa intenção é poder ‘complementar’ a cidade do serviço público. Que Brasília tenha vocação para a indústria limpa e possa ser também uma cidade-tecnológica”, deseja Thiago Jarjour, secretário adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação.

Segundo Jarjour, apesar das altas expectativas, a atual gestão admite que a iniciativa vai demorar a engrenar. “É importante ressaltar que isso aqui não vai ‘acontecer’ em menos de 10 anos. Acreditamos que o espaço será todo ocupado a médio e longo prazo. O edifício de governança é a fagulha do Biotic”, disse, acrescentando que essa sede dispõe de dois blocos, de 6 mil m² cada. Cada pavimento tem 900m².

Além da inauguração no dia 2, o prédio receberá outras cerimônias. Em 12 de abril, será aberto o espaço SebraeLab, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). No dia 27, será a vez de a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) inaugurar o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

Linhas de ônibus
Para a locomoção de quem trabalhar no espaço, duas linhas de ônibus da empresa Piracicabana serão disponibilizadas. Ambas vão partir da Rodoviária do Plano Piloto. Uma vai passar pela Universidade de Brasília (UnB). A outra cruzará a W3 Norte até a Granja do Torto.

O Biotic terá capacidade para abrigar 1,2 mil empresas. A expectativa é que possa gerar aproximadamente 25 mil empregos diretos. O empreendimento é uma parceria entre a Secretaria de Economia e Desenvolvimento, Inovação, Ciência e Tecnologia (Sedict), a Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação (Sacti), a Agência de Desenvolvimento do Distrito Federal (Terracap) e a Federação das Indústrias do DF (Fibra).

Confira como vai funcionar cada um dos blocos do edifício de governança:

Bloco A: vai abrigar o programa de aceleração, mentoria e incubadora de startups. Todo o bloco será gerido por um agente de inovação, licitado por meio de edital público. A intenção do Governo do Distrito Federal é que a empresa seja contratada em maio e o programa tenha início no segundo semestre de 2018. Esse agente será remunerado pelo governo para cuidar do espaço.

Bloco B: terá diferentes segmentações por andar:

Térreo: destinado ao compartilhamento de espaço público, o chamado co-working. A intenção é promover o empreendedorismo, com estações de trabalho e auditório.

1º andar: reservado para empresas de base tecnológica. Três editais estão previstos, sendo um da FAP, outro da Sedict e um da Terracap. Esses certames serão abertos a outras empresas de tecnologia interessadas em participar.

2º andar: vai abrigar entidades e instituições sem fins lucrativos que apoiam iniciativas ligadas à ciência e tecnologia. A Embrapa ficará alocada nesse pavimento.

3º andar: será a sede da FAP-DF.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?