Polícia prende assassino de ciclista no Recanto das Emas. Ele confessou o crime e se disse arrependido

José Leonardo Santos Abreu morava no Setor O e faria 41 anos amanhã. Crime ocorreu na DF-001, próximo à Quadra 800. Bandido roubou a bicicleta, mas abandonou o equipamento logo depois

Daniel Ferreira/Metróples
João Gabriel Amador
Caroline Bchara
 

A Polícia Civil prendeu, na noite deste domingo (27/12), o responsável pelo assassinato do ciclista José Leonardo Santos Abreu, 40 anos, morto na manhã deste domingo (27/12). O autor é Ademir Mendes Rodrigues, de 18 anos, conforme informou o delegado da 27ª DP (Recanto das Emas), Hermes Dantas. Ele faz parte de uma quadrilha já conhecida pelos policiais da região, a PC 800, responsável por vários crimes na cidade.

À polícia, o assassino confessou o crime. Afirmou ter puxado o gatilho duas vezes quando a vítima correu. Alegou ter abandonado a bicicleta logo em seguida, pois ela estava quebrada. Ademir afirmou ter cometido o crime “para pagar contas”. É a primeira passagem dele como maior de idade, mas tem ficha por furto, quando era adolescente. Ele se disse arrependido e afirmou ter comprado a arma há dois meses, para “se defender”.

Daniel Ferreira/Metrópoles
Segundo o delegado, o assassino saiu de casa no intuito de assaltar alguém. Tentou abordar o ciclista,  que não parou imediatamente e acabou levando o tiro. Ao cair, a bicicleta quebrou. Ele tentou ainda levar a bicicleta nas costas até uma casa próxima, mas acabou abandonando-a. Foi encontrado com certa rapidez justamente porque os policiais monitoravam a gangue. Testemunhas fizeram o reconhecimento. O delegado afirmou que Ademir agiu sozinho.

 

Ademir saiu de casa para assaltar, diz o delegado Hermes Dantas, da 27ª DP

Ademir saiu de casa para assaltar, diz o delegado Hermes Dantas, da 27ª DP

Grupos de ciclistas agendaram protesto para esta segunda-feira, na Praça do Relógio.

A vítima morava no Setor O e faria 41 anos amanhã. O crime ocorreu na DF-001, por volta das 8h30 deste domingo, próximo à Quadra 800 do Recanto das Emas.

Divulgação

Um protesto foi agendado por grupos de ciclistas, para esta segunda-feira (28/12), às 18h, na Praça do Relógio, em Taguatinga, para pedir mais segurança. O corpo de José Leonardo será velado nesta segunda-feira (28/12), a partir das 13h.

Ademir Rodrigues estava com outro criminoso quando foi preso na noite de domingo. Identificado como Douglas Mendes Carvalho, o homem é apontado como autor de um latrocínio na quadra 802 do Recanto das Emas. A vítima, joão Vitor Brito, 19 anos, foi alvejada com cinco tiros.

Outro caso
Em setembro, um adolescente de 17 anos esfaqueou um ciclista de 53 anos durante tentativa de assalto. O crime ocorreu próximo à Torre de TV Digital. De acordo com a polícia, o menor estava com outros dois homens em uma caminhonete, na DF-001, sentido Sobradinho, quando avistou quatro ciclistas.

Os três tentaram roubar as bicicletas do grupo, mas uma das vítimas reagiu e acabou sendo atingida por um golpe de faca na barriga. O homem sobreviveu após ser submetido a cirurgia.