metropoles.com

Chuva derruba árvores, entope bueiros e causa alagamentos no DF

Bombeiros atenderam 14 chamados causados pela precipitação nesta sexta. Previsão é de chuvas intensas até sábado

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
chuva esplanada
1 de 1 chuva esplanada - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A chuva forte desta sexta-feira (12/2) causou transtornos aos moradores do Distrito Federal. O brasiliense se deparou com árvores caídas, bueiros entupidos, vias alagadas e teve até veículos arrastados.

O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) atendeu 14 chamados emergenciais, provocados pelo temporal.

O Pistão Sul de Taguatinga ficou alagado. Em Vicente Pires, vídeos enviados por internautas mostram uma vala aberta no solo pela força da enxurrada. No Sol Nascente, a água subiu muito e chegou a arrastar motos e invadir casas – no trecho 3 da região, a enxurrada virou cachoeira de lama.

Confira as imagens: 

0
Árvores caídas

Das ocorrências atendidas pelos bombeiros, três foram para corte emergencial de árvores. Na 708 Norte, uma delas caiu e interditou parcialmente a rua (veja fotos abaixo).

Os militares também atuaram em três atendimentos relacionados a alagamentos, incluindo de um carro arrastado por enxurrada no Sol Nascente. Houve, por fim, duas suspeitas de desabamento, devido à aparição de rachaduras em paredes da edificação no Gama. A Defesa Civil foi acionada para avaliar o caso.

Confira os registros dos bombeiros: 

0

Chuva nesta sexta: 

0
Sábado de chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou aviso de chuvas intensas e perigosas até este sábado (13/2). A previsão é de precipitação entre 30 mm e 60 mm por hora ou de 50 mm a 100 mm por dia, com ventos intensos que podem chegar a 100km/h.

Segundo a Companhia Energética de Brasília (CEB), até às 17h25 desta sexta, 193 chamados aguardavam atendimento em todo o DF, conforme regiões abaixo:

  • Leste (29)
  • Centro (41)
  • Oeste (72)
  • Sul (51)

Segundo a companhia, é importante lembrar que a falta de energia é inerente ao serviço de distribuição de energia, sendo inclusive regulamentada pela Aneel. O papel fundamental da distribuidora é estar preparada para atuar nas ocorrências com rapidez e segurança, garantindo o restabelecimento da energia no menor tempo possível.

Diversos são os motivos que podem levar à falta de energia, como postes abalroados, quedas de árvores sobre as redes e até descargas atmosféricas, que podem causar ruptura de cabos, entre outros fatores.

Os clientes que eventualmente estejam sem energia devem registrar o chamado na CEB. O atendimento ocorre por ordem de registro, considerando-se os casos emergenciais e prioritários. O telefone de emergência é o 116.

Compartilhar notícia