Chefes do PCC estão presos onde Vorcaro ficará em Brasília
A transferência de Vorcaro para Brasília ocorre nesta sexta-feira (6/3) após decisão do ministro André Mendonça, a pedido da PF
atualizado
Compartilhar notícia

Preso após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o banqueiro Daniel Vorcaro será transferido nesta sexta-feira (6/3) para o Presídio de Segurança Máxima de Brasília e terá a companhia de chefões do Primeiro Comando da Capital (PCC).
A transferência foi autorizada nessa quinta-feira (5/3), pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), após pedido da Polícia Federal. Vorcaro foi preso preventivamente na quarta-feira (4/6), em São Paulo.
Entre os mais conhecidos chefões está Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, de 57 anos, condenado a mais de 300 anos na prisão por diversos crimes. Marcola cumpre pena no Presídio Federal de Brasília desde 2019.
Outros quatro detentos apontados como chefes de uma das maiores organizações criminosas do Brasil também podem fazer companhia ao banqueiro.
Chefes do PCC presos no Presídio de Segurança Máxima em Brasília
- Marco Willians Herbas Camacho, “Marcola”;
- Alejandro Juvenal Herbas Camacho Júnior, o “Marcolinha“
- Javier Chimenes Pavão
- Gilberto Aparecido dos Santos, “Fuminho“
- Antonio José Muller Junior, “Granada“;
A penitenciária, de segurança máxima, é uma das cinco que fazem parte do Sistema Penitenciário Federal. O sistema tem como intuito combater o crime organizado, isolando as lideranças criminosas e os presos de alta periculosidade. O local tem sistema de vigilância avançado, com captação de som ambiente e monitoramento de vídeo.
A cela onde ele ficará preso é individual e mede seis metros quadrados. No local, tem cama, sanitário, pia, chuveiro, mesa e assento. Não há tomadas elétricas e a energia do chuveiro e das lâmpadas é ativada e desativada em horários determinados.
O dia a dia do preso inclui seis refeições por dia, duas horas de banho de sol, atividades laborais e educacionais, quando aplicáveis, atendimento médico, odontológico, farmacêutico, psicológico, quando necessários, assistência social, pedagógica e terapia ocupacional, quando necessárias, e visitas sociais e com advogado por parlatório, em dias e horários determinados.
Prisão
Daniel Vorcaro, é apontado pela PF como líder de uma milícia privada, que atuava para intimidar e coagir adversários e agentes públicos.
Vorcaro é alvo da Operação Compliance Zero, na qual a PF investiga um esquema bilionário de fraudes financeiras envolvendo a venda de títulos de crédito falsos pelo Banco Master.
A detenção pela corporação ocorreu na casa de Vorcaro, em São Paulo na última quarta-feira.
Esta não é a primeira prisão de Vorcaro. Ele havia sido preso pela PF na noite de 17 de novembro, em São Paulo, quando se preparava para embarcar num voo para o exterior. Foi solto 10 dias depois, e deixou a cadeia usando tornozeleira eletrônica.
