Cerca de 4 mil litros de gasolina vazam em posto no Lago Sul. Vídeo

Como é feito de forma rotineira, o caminhão-pipa abastecia o tanque de armazenamento do posto quando a válvula da mangueira travou

atualizado

metropoles.com

Compartilhar notícia

Material cedido ao Metrópoles
gasolina vazamento (1)
1 de 1 gasolina vazamento (1) - Foto: Material cedido ao Metrópoles

Cerca de 4 mil litros de gasolina vazaram de um caminhão-pipa em um posto na QI 7/QL 8 do Lago Sul, na última segunda-feira (14/7).

Como é feito de forma rotineira, o caminhão abastecia o tanque de armazenamento do posto quando a válvula da mangueira travou e impediu a interrupção imediata do fluxo de gasolina, fazendo com que o combustível fosse derramado.

Nas imagens cedidas ao Metrópoles, uma funcionária relata que “toda a gasolina foi embora”.

Veja o vídeo do vazamento:

O vazamento expôs riscos ao meio ambiente, e pode ter atingido o sistema pluvial e o solo. A segurança de quem estava no local também foi ameaçada, devido ao risco de explosão ou incêndio por ser um líquido inflamável.

O vazamento é investigado pelo Instituto Brasília Ambiental (Ibram) devido ao risco de contaminação do solo e da rede pública. No mesmo dia do acidente, a fiscalização do órgão esteve presente no local para acompanhar a ocorrência.

“Atualmente, o caso está em fase de avaliação técnica. O instituto está analisando o impacto ambiental e o tamanho dos danos provocados pelo incidente. Somente após a conclusão do relatório técnico será possível definir as medidas administrativas e legais cabíveis, bem como calcular o valor de eventuais penalidades”, explicou o órgão.

Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes (Sindicombustíveis-DF), Paulo Tavares, todos os postos são obrigados a ter um sistema de caneletas que evite o vazamento de combustível em situações acidentais.

“Quando vaza combustível, o produto escorre pelas canaletas da pista e segue para as caixa separadoras para realizar a filtragem”, explicou.

Após a instalação, a empresa deve encaminhar comprovantes desse processo ao posto que precisa ser apresentado aos órgãos ambientais, como condicionantes obrigatórias para o funcionamento do estabelecimento.

“Se não tiver esse sistema com as devidas condicionantes acima a citadas, o posto não abre, ou é fechado e com pesadas multas”, disse Tavares.

Em nota, a Rede Quality afirma que, assim que se constatou o acidente, profissionais qualificados para ações de emergência foram acionados, “adotando todos os protocolos de segurança necessários”.

“A partir disso, os resíduos que foram para a rede pluvial foram totalmente sugados e tiveram destinação final adequada. Equipes técnicas foram acionadas para inspecionar a área e todo o procedimento de emergência contou com uma empresa especializada no atendimento para situações desse porte”, acrescentou.

A empresa afirmou ainda que “o posto possui vias de drenagem oleosa que mitigaram os danos, o que foi capaz de impedir o alastramento do combustível para a avenida em frente ao estabelecimento”.

O combustível derramado “ficou retido em apenas um poço de captação de drenagem pluvial, não ocorrendo o alastramento de combustível para os demais poços”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?