metropoles.com

Centenas de pessoas se reúnem em marcha contra a homofobia em Brasília

Além de Brasília, a marcha ocorreu em 35 cidades do país, sempre em locais públicos

atualizado

Compartilhar notícia

Facebook/Reprodução
bandeira
1 de 1 bandeira - Foto: Facebook/Reprodução

Como forma de explicitar os preconceitos e as dificuldades dos homossexuais, na data em que se celebra o Dia Internacional de Homofobia, cerca de 150 pessoas se reuniram em frente ao Museu Nacional, em um ato organizado pela Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transsexuais (ABGLT) nesta terça-feira (17/5).

Os manifestantes começaram a marcha com discursos sobre o movimento LGBT e, logo em seguida, abriram uma imensa bandeira com as cores do arco-íris e seguiram para a Rodoviária. Na caminhada, gritaram palavras de ordem, como “Eu beijo homem, beijo mulher, tenho direito de beijar quem eu quiser”. Ao chegar ao local, abriram a bandeira na escadaria e explicavam para as pessoas que por lá passavam o motivo da manifestação.

“Acreditamos que o ano de 2016 tem sido determinante para as lutas sociais e civilizatórias. A aprovação do impedimento de uma presidenta da República, legitimamente eleita, por meio de um Congresso Nacional de maioria conservadora, reacionário e golpista, nos coloca em mobilização constante no próximo período. Congresso este que, em vários momentos, tenta violar nossos direitos através de proposituras de projetos de leis que criminaliza os movimentos sociais e em outros momentos as pessoas que vivem com HIV/Aids”, afirma a ABGLT em um post do Facebook.

Além de Brasília, a marcha ocorreu em 35 cidades do país, sempre em locais públicos. “É necessário e urgente que as questões LGBT, da diversidade sexual e de gênero, do combate a LGBTfobia, se reposicionem na agenda dos direitos humanos no país. Sabemos que só participando da democracia e ocupando seus instrumentos criados a partir de muita luta política, que avançaremos no sentido de uma política que garanta a vida digna a qual todas merecemos”, disse a ABGLT.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comDistrito Federal

Você quer ficar por dentro das notícias do Distrito Federal e receber notificações em tempo real?