Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Distrito Federal

Celina se reunirá com investidores do Emirados Árabes para aporte ao BRB.

Segundo Celina, o GDF tem buscado com vários organismos internacionais uma forma de financiar o resgate ao Banco de Brasília (BRB)

17/09/2026 10:47, atualizado 17/09/2026 11:15
BRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto
Celina Leão em sabatina da Asbraco

A governadora e candidata à reeleição ao Governo do Distrito Federal (GDF) Celina Leão (PP) afirmou que irá se reunir com investidores do Emirados Árabes Unidos interessados em aportar recursos do Banco de Brasília (BRB), na manhã desta quinta-feira (17/9).

Segundo Celina, o GDF tem buscado com vários organismos internacionais uma forma de financiar o resgate ao BRB. 

“Nós não estamos só aguardando o Governo Federal. A gente tem tido várias reuniões com investidores internacionais. Ainda não há [nenhuma] expectativa [sobre as reuniões], porque a gente não tem falado para o pessoal não trabalhar contra, visto que é muita força contrária”, declarou.

Receba no seu email as notícias de Metrópoles DF

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters

A declaração foi feita durante agenda eleitoral, em um café da manhã com defensores no Setor de Clubes Sul. Na ocasião, a governadora voltou a criticar a fala do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que afirmou que não vai tirar dinheiro da União para ajudar o BRB.

“O que nós havíamos pedido ao Governo Federal não é ajuda financeira, era um aval, que ele deu a vários estados em momento de dificuldade e se nega a dar ao Distrito Federal. E ontem confirma em evento público político que não dará e virá cabo eleitoral do candidato que quer derrotar o BRB”, disse.

A governadora ressaltou ainda que Lula “não derrotará o BRB” e também “não irá derrotar Brasília e suas instituições”.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

Horas antes, Celina também publicou um vídeo nas redes sociais sobre a declaração de Lula, em que acusou o presidente de usar o BRB como uma “arma eleitoral”.

“Eu lamento muito que o presidente Lula tem escolhido partir para ofensa pessoal, fazendo várias agressões a uma governadora mulher. Será que ele usaria as mesmas palavras para se dirigir a um governador homem? Eu não vou responder a ofensa com ofensa, vou responder com fatos”, disse.

 

Ver esse post no Instagram

 

Um post compartilhado por Metrópoles (@metropoles)


Entenda o caso

  • Durante comício realizado em Ceilândia, junto do candidato ao GDF Leandro Grass (PT), na noite de quarta-feira (16/9), Lula disse que não vai tirar dinheiro da União para ajudar o BRB;
  • O presidente disse que Celina, “de forma cínica e mentirosa, tenta jogar a responsabilidade para o governo federal”;
  • Lula afirmou que quem “quebrou o BRB foi a ligação entre o Ibaneis e o Vorcaro, do Banco Master”;
  • Ainda na noite de quarta-feira (16/9), Celina rebateu a declaração afirmando que o “banco pertence à população do DF e não pode servir de disputa partidária, ainda mais num palanque de um comício que sequer reuniu três mil pessoas”.

Veja a fala de Lula durante o ato em Ceilândia:


Compromisso político

Durante agenda política com os defensores, a governadora também abordou as propostas de governo para os servidores da Defensoria Pública do DF e a importância dos serviços para a população. Celina Leão também falou sobre a doação de um lote público para abrigar a sede do órgão público.

“A Defensoria Pública tem um papel institucional muito forte, seja na defesa dos direitos humanos, seja na defesa das minorias. E a gente quer uma Defensoria Pública forte. Nós fizemos a doação do terreno, e eles devem construir a sede deles. A construção deve começar já no ano que vem”, disse a governante.