Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2026Distrito Federal

Celina anuncia Natal e Ano-Novo no DF com apoio da iniciativa privada

Segundo a governadora e candidata à reeleição Celina Leão (PP), as secretarias de Turismo e Cultura vão lançar editais para as festas

23/10/2026 11:56, atualizado 23/10/2026 12:18
Vinícius Saiki
Celina Leão

O Governo do Distrito Federal (GDF) planeja fazer a comemoração de Natal e Ano-Novo em parceria com a iniciativa privada. A ideia é proporcionar as festas de fim ano sem gastar dinheiro público. A governadora e candidata à religião Celina Leão (PP) revelou o projeto após entrevista para GPS Brasília, nesta sexta-feira (23/10).

Segundo a governadora, a Secretaria de Turismo (Setur) junto com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) lançarão um edital para as empresas interessadas em produzir as festas de Natal e Ano Novo.

O privado montará os eventos garantindo o livre acesso para a população e show gratuito. E em contrapartida poderá divulgar sua marca e explorar comercialmente o evento, cobrando por comida e bebida, por exemplo.

De acordo com Celina, esse tipo de parceria é vista em grandes cidades. “Vou me dedicar pessoalmente a ligar, para que as pessoas possam fazer isso aqui no Distrito Federal e mudar um pouco a forma de se pensar. Quantas vezes a gente chega no Natal e aí há o questionamento do gasto com a casinha do Papai Noel?”, argumentou.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DF

“A gente quer fazer diferente, a gente quer chamar o empresário, [e dizer] olha, você vai poder vender aqui comida, bebida, você vai poder explorar comercialmente sua marca. E o GDF não vai pagar nada. E o público vai ter o acesso gratuito. É isso que a gente quer fazer”, enfatizou.

Gratificação para servidores

A governadora também comentou sobre o projeto para o pagamento de gratificação para os servidores públicos com bom desempenho e boa avaliação na Ouvidoria do GDF. A proposta é a concessão de premiações como ocorre em grandes empresas privadas.

“Quero trabalhar muito com a meritocracia. Nós vamos usar inteligência artificial para ver todos os dados da Ouvidoria para ver quais são os servidores que mais recebem elogio, quais são aqueles também com algum tipo de reclamação. E vamos trabalhar com isso, com a meritocracia”, explicou.

Celina planeja avaliar os servidores com os dados colhidos pela Ouvidoria do 156 analisados por uma inteligência artificial.

Centro obstétrico

A governadora visitou o centro obstétrico (CO) do Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O espaço passou reforma. “Eu determinei que todos os nossos Centros Obstétricos fossem reformados com os alojamentos também. Porque no momento mais importante da mulher, em que ela vai dar luz, nós estávamos com estruturas precárias”, afirmou.

Segundo Celina, além do Hran, também passaram por reformas os COs no Hospital Regional de Ceilândia (HRC) e  no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). O próximo espaço que vai ser reformado é do Hospital Regional de Taguatinga (HRT).

“É qualidade de vida para o pai que está acompanhando. Para a mãe no momento do parto. Para os nossos profissionais”, comentou. Celina destacou que o governo está reformando cozinhas e instalando tomógrafos em todos os hospitais.

De acordo com Celina, o Hospital de Brasília do DF (HBDF) receberá um novo centro cirurgico com o dobro da capacidade de atendimento e duas salas de cirurgia robótica.