Caso Naja: tráfico internacional de serpentes será analisado pelo MPF
Pedro Krambeck, o padrasto, coronel da PMDF, a mãe e amigo do estudante viraram réus por associação criminosa após denúncia do MPDFT

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou, nesta sexta-feira (4/9), quatro pessoas por associação criminosa, venda e criação de animais sem licença e maus-tratos contra animais no Caso Naja. O órgão trabalha, neste momento, somente com a possibilidade de tráfico nacional. O tráfico internacional de serpentes, cometido por estudantes de medicina veterinária do DF, com apoio, inclusive, de uma servidora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Ibama), é apurado no âmbito do Ministério Público Federal.
Pedro Henrique Santos Krambeck Lehmkuhl, Rose Meire dos Santos Lehmkuhl, Clóvis Eduardo Condi e Gabriel Ribeiro de Moura responderão criminalmente pelo caso. Decisão do Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) os transformaram em réus.
Embora a polícia tenha indiciado 11 pessoas, os quatro foram denunciados por estarem no topo da organização criminosa, sendo Pedro o principal ator na associação e a mãe dele e padrasto como financiadores do esquema, além da colaboração de Gabriel para a retirada das serpentes do ambiente onde se encontravam.
Decisão do Caso Naja by Metropoles on Scribd
Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles DFA servidora do Ibama Adriana da Silva Mascarenhas, 46 anos, afastada por suspeita de fornecer a licença irregular para que a Naja kaouthia viesse ao DF, tem o caso analisado no âmbito do MPF, com investigações da Polícia Federal. Neste caso, o tráfico internacional pode ser considerado, o que não ocorreu ainda.
De acordo com denúncia do MPDFT, Pedro Henrique Krambeck passou a adquirir, criar em cativeiro e comercializar, de maneira livre e consciente, espécimes da fauna silvestre nativa e exótica, sem autorização dos órgãos competentes.
Com o estudante de veterinária foram encontradas uma Naja-de-monóculo (Naja Kaouthia), Cascavel (Crotalus durissus), Jararacuçu (Bothops jararacussu), Víbora-verde-de Vogel (Trimeresurus vogeli), Jiboia-arco-íres (Epicrates cenchria), Periquitamboia (Corallus batesii), Periquitamboia (Corallus caninus), Cobra-rateira branca, entre outras, conforme consta Laudo Pericial Criminal de nº 12.008/2020.
Individualmente, Pedro Krambeck responderá por exercício ilegal da medicina veterinária e Rose Meire, pelo crime de dificultar ação fiscalizadora do poder público em questões ambientais.




























