metropoles.com

Caso Lázaro: Guarda Jânio defende volta do Batalhão Rural da PMDF

O parlamentar tem laços com a PMDF e a cidade de Ceilândia e é segundo suplente do deputado distrital Fernando Fernandes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução / Redes sociais
Guarda Jânio
1 de 1 Guarda Jânio - Foto: Reprodução / Redes sociais

Guarda Jânio (Pros) é o mais novo deputado distrital na Câmara Legislativa (CLDF). Nesta sexta-feira (18/6), o parlamentar assumiu o posto na condição de 2º suplente de Fernando Fernandes (sem partido).

Nas eleições de 2018, Guarda Jânio obteve 10.524 votos. Policial militar com base eleitoral em Ceilândia, fez parte da coligação do governador Ibaneis Rocha (MDB).

O novo distrital comentou o caso do maníaco Lázaro Barbosa. Segundo o parlamentar, o DF precisa resgatar o Batalhão Rural da PMDF. Trata-se de um grupo treinado justamente para operações em áreas rurais e do campo.

“Infelizmente, (temos) a situação desse cidadão (Lázaro), porque ele conhece a caatinga, conhece todos os movimentos. Eu quero fazer um apelo para sociedade: que voltem os postos rurais nas chácaras e fazendas. A gente tinha uma equipe fantástica. Conhecia de tudo, entrava e saía de buraco”, destacou.

Mesmo assim, Jânio considera que as equipes das policiais do DF e de Goiás conseguirão prender Lázaro. “Ele não vai escapar. Nós temos a melhor polícia”, comentou.

Nesse sentido, o distrital destacou a necessidade de investimentos em tecnologia e pessoal nas corporações. “E arma, sim, para o cidadão de bem”, acrescentou.

PMDF

“Dizem que suplente não faz nada. É engessado. Se eu não tiver coragem de levar as demandas da sociedade, as demandas da corporação, Polícia Militar, (Corpo de) Bombeiros e dos veteranos, eu não não posso estar aqui”, pontuou.

Cristão, Guarda Jânio defende a redução do interstício e a melhoria do serviços de saúde para a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF).

“Diminuição do interstício não é aumento salarial. É uma promoção. Eu não posso admitir nessa Casa, um policial militar que passa de 18 a 20 anos onde não poder ter uma promoção, ter um macarrão a mais. Mas essa promoção lhe glorifica, lhe cresce na sua casa”, argumentou.

O próprio Guarda Jânio foi comtemplado por reduções de interstício anteriores. “Vocês não sabem da alegria. O homem cria vigor”, ressaltou.

Bancada da Segurança

Durante a posse, defendeu a criação de uma Bancada da Segurança Pública na CLDF , com o líder do governo na CLDF, Hermeto (MDB), e o deputado distrital Roosevelt Vilela (PSB). “Não podemos ser divididos”, assinalou.

Outra bandeira é a regularização fundiária e a melhoria na infraestrutura nas regiões de Sol Nascente e do Pôr do Sol. Jânio defende um projeto de internação “compulsória”, em parceria com instituições sociais e igrejas.

Dança das cadeiras

Fernandes deixou o posto para assumir a Administração Regional de Ceilândia. A primeira suplente Telma Rufino (Pros) tomou posse na quinta-feira (17/6). Deixou a vaga para o segundo suplente.

Telma Rufino voltou para a condução da Administração Regional de Arniqueira. Fernandes começou a administrar Ceilândia.

A posse contou com presença do presidente da CLDF, Rafael Prudente (MDB); do líder do governo Hermeto (MDB), de Roosevelt Vilela (PSB); da deputada federal Celina Leão (PP); e do comandante-geral da PMDB, Márcio Cavalcante de Vasconcelos.

Pandemia

“Na nossa gestão, suplente manda. E manda muito”, afirmou Prudente. “E quero dizer a você, Jânio, que você entra em um momento muito importante. Nós estamos vivendo a pandemia”, ressaltou.

Segundo Prudente, a Casa está fazendo um esforço para votar com agilidade projetos para o enfrentamento à pandemia. “E vamos lutar para que você tenha direita a emenda parlamentar”, garantiu.

Compartilhar notícia